Luanda -  A Televisão Publica de Angola (TPA) está a ser objecto de fortes  criticas por ter  recentemente manipulado o discurso  de  apresentação do Balanço da digressão diplomática do Presidente da UNITA, Isaías Samakuva ao Exterior.

Fonte: Club-k.net

Na peça da televisão estatal, foram passadas imagens de bastidores do líder da UNITA, em que a TPA insinua como se o   mesmo tivera convocado a imprensa sem que tivesse falado ou respondido as questões dos jornalistas.

Em honra da reposição da verdade, o Club-K conseguiu o vídeo original das filmagens, tais como a integra das perguntas e respostas que tiveram lugar naquela conferencia de imprensa. O referido vídeo contraria  a peça manipulada pela TPA.

“Finalmente vi o vídeo (não editado pela TPA) de parte da conferencia do PR da UNITA, em que ele responde sobre a nova independência. Que diferença com a bodega da peça que vimos na TPA”, escreveu no facebook, a jovem Olinda Cô Viê lamentando que “Milhares de angolanos foram enganados. isso não se faz, deve ser crime.”, pela televisão angolana.

Olinda Cô Viê questiona “como é que pessoas aparentemente bem instruídas, como John John Martins, Humberto Lourenço, Cussendalas e até supostos Comunicologos caiem nessa palhaçada e ainda apoiam? Acham mesmo que assim estão a construir uma nação harmoniosa e uma democracia estável? Vejam o vídeo e reconheçam ao menos que foram injustos e criminosos. Um dia não exijam a mesma justiça que estão a negar aos outros”

Manuel José, jornalista da VOA que esteve presente na conferencia de imprensa da UNITA deu também o seu testemunho relatando que “Eu estive na conferencia de imprensa e não é verdade que Isaías Samakuva não tinha o discurso que proferiu em Portugal. Ele não só tinha como leu para o jornalista esta aludida passagem e foi ajudado inclusive, para tal por um dos seus "assessores" no caso o deputado Adalberto Júnior que viajou com ele a este périplo.”

“Por outra, quando o jornalista colocou a pergunta, Samakuva deixou a entender que já não achava necessário abordar a questão mas disse Samakuva por uma questão de ética, como a pergunta já tinha sido colocada mesmo, lá resolveu responder ao jornalista, dai ter tido aquele momento de procura da passagem do texto mas que ele tinha os papeis lá isso ele tinha. Só uma observação: Quem não esta ou esteve em determinado local de um acontecimento, dificilmente pode fazer analise do que ouviu dizer, ainda que tenha a posterior a gravação do acorrido”, comentou o correspondente da VOA.