Lisboa – O antigo delegado em Luanda do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, António Gamboa Vieira Lopes, deixou embaraçado o director da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), comissário-chefe Eugénio Pedro Alexandre, quando este compareceu na sessão do julgamento do "caso Alves Kamulingue e Isaías Cassule", que teve lugar na sexta-feira, 28/11, no Tribunal provincial de Luanda.

Fonte: Club-k.net

Em torno do caso Cassule e Kamulingue 

De acordo com a cronologia da ocorrência,  o  director da DNIC, Eugénio Pedro Alexandre pretendeu, naquela ocasião estender mão a António Vieira Lopes, como gesto demostrativo da sua suposta solidariedade. Este [Vieira Lopes] por sua vez recusou estender a mão para logo a seguir chamar-lhe de "aldrabão", em frente aos escoltas prisionais e policiais.

Embora não tendo resposta, o ex-delegado do SINSE dirigiu-se ao seu interlocutor para lhe fazer a seguinte pergunta: “Eu e tu [Eugênio Neto] quem tem mais responsabilidades pelos actos praticados pela Direcção Provincial de Investigação Criminal de Luanda?”

Tendo em conta o clima instalado, Eugênio Neto  preferiu não responder a questão colocada, e  envergonhado diante de outras pessoas, retirou-se do local.