Luanda - Mais d de 100 famílias foram despejadas até ao momento no Kilamba. O Club-k apurou que mais de 70% das famílias desalojadas  residiam nesta centralidade à mais de 2 anos e sem uma previa decisão judicial foram “postos na rua” e sem os seus haveres. “ Em síntese, arruaçamentos sem aval da justiça precisou o jurista Samuel Germano”.


Fonte: Club-k.net


Residentes do Kilamba exigem intervenção do Presidente

O estudo investigativo do Club-k.net constatou que esta “onda” de despejos afetará um universo de cerca de 4 mil famílias residentes nesta centralidade. Samuel Germano fez saber que  “como resultado da má gestão e corrupção institucionalizada na SONIP empresa afecta ao governo que  administrava a venda e entrega das casas nesta centralidade várias famílias foram traídos pelos sistema judicial angolano”.


Em resumo, o nosso entrevistado revelou que este método do governo não só é ilegal mas tem uma matriz  acima de  tudo político para acobertar os erros administrativos do governo que fracassou em delinear um plano social e coerente quanto a distribuição das casas nesta centralidade.”


Samuel Germano clarificou o seu ponto critico justificando que se existe um culpado na saga Kilamba: “É o Presidente da República” precisou o jurista. É de conhecimento geral que foi o chefe de estado quem apressadamente e atabalhoadamente geriu o dossier Kilamba e delegou poderes acrescidos a SONIP. A comissão adhoc que pariu a SONIP nunca aprofundou cientificamente os detalhes  administrativos e tao pouco a o opções de financiamento das hipotecas . Como fruto desta desgovernação as consequências são visíveis. É a população desfavorecida que esta a ser sacrificada diretamente. Ambição de altos funcionários da SONIP com a corroboração de altos membros do MPLA foi em síntese a base desta catástrofe que denominamos Kilamba”, pontualizou o nosso entrevistado. 


“Hora vejamos: Se a base de dados da SONIP é contraditória, inconsistente ou tem múltiplas versões de quem é o erro? Questionou Germano para adiantar que se “eu como cidadão respeitei todos os parâmetros para ser abonado um apartamento na qual inclui aplicação e posteriormente o levantamento das chaves do apartamento que responsabilidade tenho eu se os ficheiros aonde estava cadastrado a minha aplicação não foi localizado ou se vários aplicantes contam na lista para receber o mesmo apartamento?


Segundo Germano, o Kilamba só vem evidenciar que a corrupção é um mal que compromete o governo no poder na sua generalidade. E o MPLA vai além com estes despedimentos que viola o direito dos cidadãos. É uma berração constitucional famílias "compostas" serem arruaçados como foram depois de terem criado todas as condições incluindo transferência da escola dos filhos e outras acomodações. Independentemente dos moldes que receberam os apartamentos porque o mal esta no top da nação que não tem comungado ou transmitido bons princípios.


O Club-k recebeu várias notas de repudio sobre o assunto e uma das denuncias faz menção que  um número considerável de moradores despejados enquanto se encontravam ausentes de casa e os agentes da SONIP acompanhados pela policia trocaram as fechaduras.


Fontes seguras revelam que a segunda sessão de despedimentos no Kilamba esta agendado para inicio do próximo ano e o descontentamento e insegurança de muitos moradores é preocupante porque alegam que “exigimos justiça e intervenção directa do presidente da República”.