Benguela – O director municipal da Educação, Ciência e Tecnologia do Bocoio, província de Benguela, Mateus Chiaca, está detido – há escassos dias – por acusação de burla. O mesmo encontra-se actualmente recolhido nos serviços penitenciários da cidade de Benguela.

Fonte: Club-k.net
De acordo com uma fonte da administração municipal do Bocoio, citada pelo Angop, Mateus Chiaca foi detido pela Polícia Económica por estar envolvido em actos de burla aquando da realização dos diferentes concursos públicos no sector e na criação de trabalhadores fantasmas.

Sob a mesma acusação, encontram-se igualmente detidos os directores municipais da Educação, Ciência e Tecnologia de Chongoroi e Ganda.

Em Julho do corrente, a emissora Voz de América denunciou um caso semelhante onde foram encontrados cerca de 398 professores “fantasmas” numa lista remetida ao Banco Sol pelo Departamento de Administração e Gestão do Orçamento da Direcção Provincial da Educação do Uíge, que solicitava a transferência de 240 milhões de kwanzas, para as contas individuais. O documento elaborado, em Novembro de 2013, é assinado por Manuel Zangala, que diz já ter encontrado o problema na altura em que assumiu o cargo.

Sabe-se, ao contrário do executivo de Benguela, que até a este preciso momento, o responsável da direcção provincial do Uíge ainda não foi interceptado pelos órgãos judiciais locais. O caso suscitou vários comentários negativos por causa do silêncio do governador Paulo Pombolo, que também era apontado como um dos possíveis beneficiários do esquema.