Luanda - Os acidentes rodoviários e a má utilização das motorizadas tem sido um dos factores para o registo de alguns dos acontecimentos de incapacidades registados no país.

Fonte: Angop

A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, durante a cerimónia de abertura das 1ªs Jornadas Científicas do Centro de Medicina Física e de Reabilitação, realizadas sob o lema "Uma visão de reabilitação multidisciplinar”.

Segundo José Van-Dúnem certos jovens não têm estado a conduzir com responsabilidade, fazendo com que as necessidades a nível da reabilitação pós trauma motivados por esses acidentes continuem a crescer significativamente.

Para o ministro da Saúde, infelizmente o padrão epidemiológico relativamente as necessidades de incapacidades está a mudar no país, salientando que até a pouco tempo eram causadas por acidentes de guerra com minas, amputações traumáticas produzidas pelo rebentamento de engenhos explosivos.

“O país está em paz e existe um esforço gigantesco de desminagem para cada vez mais as minas deixarem de ser um problema e ficarem subjacente a necessidade de apoiarmos aqueles que ficaram com incapacidades decorrentes da guerra”, reforçou.

Para si, o Centro de Reabilitação Física é uma área que do ponto de vista de negócio é bastante atractiva, de modo que o sector privado está a actuar de maneira complementar do sector público, reforçando a oferta do serviço do país.

Este evento vai permitir a troca de experiência entre o público e o privado nas distintas áreas nomeadamente desporto, medicina , incapacidades ligadas ao trabalho com grandes expectativas .

Disse que o seu sector está a tentar que ao nível da atenção primária possa estabelecer níveis de respostas e de assistência para um determinado nível de incapacidades.

Mas, adiantou, isso perde o sentido se não se tiver ao um nível super, que é o caso do Centro de Reabilitação, a capacidade de receber os acontecimentos que são referidos dos níveis inferiores ou seja das unidades da atenção primária e secundária .

Estes conjuntos de intervenções vem reafirmar a importância que esta unidade tem no sistema no quadro da reabilitação.

Garantiu estarem a tentar que a nível da atenção primária se possa estabelecer níveis de respostas e de assistência para um determinado nível de incapacidades .