Luanda - A instalação do Sistema Global Posicionamento (GPS) facilitou que a Polícia Nacional recuperasse mais de 50 porcento das viaturas roubadas em Luanda, informou esta semana, em Luanda, o inspector chefe Mateus Rodrigues.

Fonte: Angop

Em declarações à imprensa para o balanço da operação “Kutululuca”, realizada no último final de semana, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues informou que foram recuperados 12 automóveis e mais de 50 porcento possuíam GPS, o que facilitou a localização dos carros e a pronta intervenção das forças de segurança.

O inspector-chefe disse que este é um aspecto que todos devem ter em atenção, para facilitar a localização dos meios em caso de roubo, porque a polícia conta também com meios aéreos para o processo de recuperação dos automóveis roubados, desde que o proprietário faça a participação à polícia.

Durante a operação foram detidos 137 cidadãos supostos marginais envolvidos em crimes diversos, apreendidas 18 armas de fogo, sendo oito pistolas e dez AKM, e 20 quilograma de liamba.

No período em referência foram ainda esclarecidos 37 crimes, entre violações, homicídio voluntário, roubos qualificados, ofensas corporais e posse e uso ilegal de estupefaciente.

Kutululuka é uma expressão em língua nacional Kimbundo que significa sossego.

Com mais de oito milhões de habitantes residentes numa extensão de 113 quilómetros quadrados fazem parte desta província de Luanda os municípios de Viana, Cazenga, Cacuaco, Belas, Icolo e Bengo, Luanda e Quiçama.