Luanda - ADRA ELEGE OS SEUS ÓRGÃOS SOCIAIS: a lista única obteve 34 votas a favor e 4 abstenções e o novo Conselho Directivo, é órgão que vai governar e dirigir a ADRA nos próximo três (3) anos, sob liderança de Guilherme Santos que foi legitimado ao cargo, pela Assembleia-Geral da ADRA reunida no dia 22 de Novembro, sábado em Luanda.

Fonte: ADRA

A vai completar no próximo ano 25 anos e a Assembleia-Geral aprovou o programa de Comemorações; aprovou o relatório do CD 2013; aprovou o parecer do Conselho Fiscal as contas da Organização; se debruçou sobre as políticas públicas de desenvolvimento rural que se reflectem de forma pouco consistente e coerente no Orçamento Geral do Estado (OGE) de cada ano; e expressou a preocupação sobre as terras rurais comunitárias que não a ser legalizadas à luz da Lei de Terra.

O CD integra nove (9) membros, dos quais três são membros trabalhadores da Organização e sete são voluntários. A Idade média é de 48 anos; o membro mais velho tem com 63 anos de idade; o mais novo tem 36 anos de idade; o tempo médio como membro é de 18 anos; o membro com mais tempo de organização são 23 anos; o com menos tempo de organização são nove (9) anos. A relação entre homens e mulheres no CD é de seis (6) para três (3). O perfil profissional é composto áreas de Sociologia, Psicologia, Pedagogia, Matemática, Assistente Social, Gestão de Recursos Humanos, Agronomia e Pecuária. A representação regional e residencial é Huambo, Huíla, Luanda e Malanje. A representação sócio cultural e linguística é Ambundo, Ovimbundo, Muila e Português. O perfil sócio institucional é composto por consultores independentes, funcionários do Estado, de banco privado e de ONG. A sensibilidade religiosa é Cristãos – católicos romanos e evangélicos.

Desde a sua fundação, a ADRA cresceu de 36 membros fundadores para 173 actuais, em 2013 e até a data realizou 23 assembleias gerais, sendo 18 Ordinárias e 5 Extraordinárias; já realizou 7 eleições dos órgãos sociais e está no 2o Presidente do Conselho Directivo. A participação de membros às assembleias é de 40 membros em média; a ADRA está no terceiro ciclo de planificação estratégica, sendo que o actual é o Plano Estratégico (PE) de 2012 a 2016; a ADRA está no 4o Director-geral da Agência de Desenvolvimento.

A ADRA trabalhou em 22 municípios, cerca 13% do total, em 43 comunas e 808 aldeias de seis (6) províncias do país. Os beneficiários directos são as organizações comunitárias de diversa natureza: associações, cooperativas, comissões de pais e grupos de interesse, cerca de 415 associações (56%), 302 cooperativas de camponeses (41%), 22 grupos solidários e comissões de pais e encarregados de educação (3%), totalizando 50.212 famílias.

ADRA implementou 23 projectos no quadro dos Programas de Orientação do Plano Estratégico: i) Desenvolvimento Local Sustentável, ii) Cidadania e Educação Formal, iii) Lobby e Advocacia e iv) Desenvolvimento Organizacional.