Luanda - Dom Filomeno Vieira Dias do Nascimento foi hoje, segunda-feira, nomeado Arcebispo Metropolitano de Luanda, pelo papa Francisco, informou nesta segunda-feira, 08, fonte da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST).

Fonte: Angop

De acordo com a fonte, Dom Filomeno Vieira Dias era até então Bispo de Cabinda, cargo que ocupou desde 2005. Em Março deste ano foi nomeado conselheiro Pontifício para a cultura na Santa Sé.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias nasceu em Luanda no dia 18 de Abril de 1958. Formou-se nos seminários dos Capuchinhos, Luanda, e do Cristo Rei, Huambo, tendo sido ordenado sacerdote no dia 30 de Outubro de 1983. Enquanto padre estudou jornalismo em Luanda e no Instituto Católico de Paris, a seguir diplomou-se em práxis Jurídico-administrativo na escola prática da Congregação para o Clero em Roma.

A educação de Dom Filomeno fez-se também no estrangeiro. Em Roma, licenciou-se em Filosofia, na Universidade Gregoriana, e doutorou-se em Teologia, na Universidade Lateranense.

Em 2004 foi ordenado Bispo-auxiliar de Luanda, e um ano depois foi nomeado para o cargo de Bispo da Diocese de Cabinda, posição que desempenha actualmente. Dom Filomeno foi membro da “Associação Internacional ‘Jacques Maritain’ para os Estudos do Desenvolvimento” e do Conselho Fiscal da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Actualmente, Dom Filomeno Vieira Dias é membro da “Angola Educational Assistance Fund, inc (AEAF), com sede em Boston, EUA, como também da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e Vice- Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).