Lisboa -  A directora do Novo Jornal, Verónica Mendes  Pereira apresentou na passada quinta-feira (3), uma carta  de  demissão da gestão desta publicação privada como forma de protesto a anormalidades  que ali se registaram nos últimos dias.

 Fonte: Club-k.net

Viu-se desautorizada pelos acionistas do Jornal

O Novo Jornal é actualmente detido pelo grupo  “Nova Vaga” ligado aos empresários irmãos “Madalenos”, onde desponta o ex - bancário  Álvaro Madaleno  Sobrinho.  Estes por sua vez ainda não responderam a solicitação de desvinculação da  directora do Jornal.  

O grupo  “Nova Vaga” terá registado alteração do seu  corpo acionista.  Estes por sua vez terão nas últimas semanas  avançado com  decisões, sobre a funcionalidade do Novo Jornal,   sem que a directora  Verónica Pereira fosse previamente  consultada ou comunicada.

De entre as decisões tomadas, os “novos patrões” do Jornal dispensaram todos os correspondentes províncias  do jornal, os colaboradores/colunistas, os revisores (Onoré Sebastião e Arlindo Soares) e  cartoonista Sérgio Piçarra. Todos eles terão sido comunicados pelos “novos donos” via correio electrónico.

A directora demissionária ,  segundo pareceres em seu redor, entende que para além de a terem usurpado poderes, não existe condições para dirigir uma redação na ausência dos seus colaboradores com realce aos revisores. Porém, em  forma de repúdio  as tais medidas e em solidariedade para com os “afastados”, a directora decidiu colocar também o  seu lugar a disposição.

Verônica Mendes Pereira é uma angolana nascida em Benguela mas que  emigrou para Portugal, com os seus progenitores quando tinha apenas três anos. É lá que se tornou profissional da comunicação social.  Regressou ao país pela mão do semanário Expansão.