Luanda - Um visível mal estar está instalado entre os trabalhadores dos estúdios centrais da Rádio Nacional de Angola, entre jornalistas e técnicos, na sequência de substanciais descontos que os seus salários foram objecto, como resultado do novo sistema de controlo electrónico da assiduidade que foi montado na Comandante Gika.

Fonte: Club-k.net

Este sistema, segundo uma fonte do CK, tem estado a provocar os mais diferentes e nada simpáticos comentários por parte do pessoal da RNA, pois para além do referido controlo (livro do ponto), impede a livre circulação dos trabalhadores entre as diferentes áreas da emissora, a traduzir claramente uma visão demasiado securitária por parte da direcção, com receios que não se compreendem muito bem.

O descontentamento dos funcionários da rádio governamental explica-se facilmente pois há lesados com o novo sistema a quem foram descontados dez dias de salário, sem que os mesmos tivessem estado efectivamente ausentes do local de trabalho.

Pelo que se pode perceber, o sistema funciona com o registo da hora de entrada pelo que sempre que o trabalhador se atrasa a picar o cartão, o tempo deste atraso é acumulado para efeitos de desconto no final do mês.

A injustiça maior, segundo a fonte do CK, é que são várias as horas a mais que às vezes os trabalhadores têm de dar por força da própria dinâmica da rádio, que não são tidas em conta pelo sistema, que apenas está programado para controlar o horário inicialmente definido em cada cartão.

Importa referir que este descontentamento está agora a ser agravado pelo atraso que se verifica com o pagamento do salário de Novembro.

Em reação uma fonte próximo da direção da rádio garantiu que o salário do  décimo terceiro foi pago no passado dia 23 de Novembro.