Lisboa – José Eduardo dos Santos surpreendeu recentemente um amigo de longa data,  António Brito Sozinho formulando-lhe, de modo informal,  um convite para juntos almoçarem no palácio presidencial, em Luanda.

Fonte: Club-k.net

António Brito Sozinho que é actualmente o embaixador de Angola em Maputo é um dos camaradas com quem JES,  na década de 60, fugiu de barco  para o exterior do país a fim de aderirem a luta contra o colono português que estava a ser levada a cabo por diferentes grupos nacionalistas na diaspora.

Recentemente,  ao deslocar-se  a Luanda para participar no congresso extraordinário do MPLA, o embaixador Brito Sozinho solicitou uma audiência com o Presidente da República, o que foi aceite e marcada para as 11 horas do dia previsto, no palácio presidencial. Porém, no dia da audiência, o diplomata compareceu  quando eram precisamente 8 horas da manha.

Neste mesmo  dia, o Presidente, José Eduardo dos Santos  recebeu  mais gente, no período da manha,  deixando Brito Sozinho para último plano.  Numa altura em que o diplomata teria já entrado em desespero julgando que não seria desta vez que o receberiam,  ele foi surpreendido com a presença de JES que saiu da sala das audiências dirigindo-se pessoalmente para a sala de espera, onde o amigo aguardava para ser chamado.

JES entrou para a sala de espera, saúdou-lhe amigavelmente  e  chamou-lhe para  que fossem almoçar  juntos nos aposentos reservado a família presidencial.