Lisboa -  O Sociólogo  Francisco Simão Helena  que em meados do corrente ano  foi afastado do cargo de Secretário para os Assuntos Sociais da Presidência, remeteu uma carta ao Presidente da República José Eduardo dos Santos comunicando que estava no desemprego,  tendo por outro lado, aproveitado a ocasião,  para solicitar uma  recolocação nos órgãos do aparelho de Estado.

Fonte: Club-k.net

Alega estar no desemprego

José Eduardo dos Santos (JES), por seu turno,  levou em consideração o pedido que lhe foi plasmado na carta tendo de seguida  orientando ao pessoal do seu gabinete para que vissem um cargo de “administrador não executivo”, numa das empresas publicas para o solicitante.

Simão Helena entrou para assessoria dos assuntos sociais do palácio presidencial ao tempo que este gabinete era dirigido por Justino Fernandes, o antecessor de Rosa Pacavira. Com a saída de Pacavira   para o ministério do  comercio,  o sociólogo  acabaria por ser   nomeado como Secretário para os Assuntos Sociais da Presidência.

A sua demissão  prematura é associada a incompatibilidades internas tais como ter desenvolvido  uma agenda paralela em discordância com alguns titulares de cargos públicos.  Simão Helena era, por exemplo,  capaz de  programar  visitas  a  escolas ou a hospitais  nas província sem a coordenação com os titular das respectivas pastas ou faze-lo numa altura em que estes estavam na província em trabalho. Por exemplo, o Ministro visitava o Hospital de manha e de tarde ele também aparecia para fazer o mesmo.

Porém, o facto de terem reencaminhado o seu pedido para uma colocação como “administrador não executivo”, é na apreciação de alguns observadores como sinal claro de que  o Presidente  José Eduardo dos Santos já não vê mais nele alguma  utilidade.

Desde que saiu do palácio presidencial, ainda não nomearam alguém para o substituir como Secretário para os Assuntos Sociais da Presidência.