Luanda – O Conselho Directivo (CD) da ADRA reuniu em sessão ordinária, sob liderança do seu presidente, Guilherme Santos. A reunião, a primeira depois da realização da última Assembleia Geral que elegeu novos órgãos sociais, debruçou-se, entre outros aspectos, sobre o contexto do país, a actividade dos órgãos executivos, a avaliação da 19a Assembleia Geral Ordinária, a Revisão do Regulamento de funcionamento do CD, o Programa de Acção do CD e as Comemorações do 25o Aniversário da Organização a terem lugar em 2015.

Fonte: ADRA

1. Ao analisar o contexto do país nas últimas semanas, o CD identificou um conjunto de factos sociais e políticos tais como a problemática fundiária, a questão dos Direitos Humanos na perspectiva dos direitos civis e políticos à luz das manifestações de jovens, a lista sobre corrupção de que Angola faz parte, o Estado da Nação, o Congresso Extraordinário do MPLA, a Conferência sobre Agricultura Familiar, a Lei das Cooperativas, a sinistralidade e a aprovação do OGE para 2015 que serão objecto de aprofundamento na sua próxima reunião, que terá como foco o balanço da actividade de 2014.

2. Sobre a actividade dos órgãos executivos:

a) O CD foi informado das principais acções realizadas pela Agência de Desenvolvimento da ADRA (AD) que mostram cada vez mais uma maior incidência em apoiar o fortalecimento produtivo e económico das comunidades rurais através da dinamização de caixas comunitárias de crédito, do reforço do associativismo e cooperativismo e da assistência técnica aos camponeses e agricultores familiares por via da utilização da metodologia das Escolas no Campo do Agricultor (ECAs), o que está em sintonia com as linhas de acção definidas no Programa de Desenvolvimento Local Sustentável do Plano Estratégico 2012-2016;

b) O CD foi ainda informado do trabalho preliminar feito no quadro de uma possível intervenção no Kuanza Norte, proposta na última Assembleia Geral, e recomendou que se faça um adequado diagnóstico que envolva o diálogo com outros actores que intervêm na região;

c) A AD deu a conhecer ao CD o ponto de situação da elaboração da Linha de Base do Plano Estratégico, uma ferramenta através da qual está em curso o processo de recolha de informações sobre as áreas e temas de intervenção da ADRA. A este respeito, foi recomendado que, após a conclusão do trabalho, seja feita uma apresentação dos respectivos resultados com o envolvimento de membros do CD e quadros da AD a diferentes níveis;

d) TendoemcontaaevoluçãorecentedaintervençãosocialdaADRAénecessárioque

se faça uma conceptualização do ponto de vista de estilos de actuação, da tipologia dos beneficiários e da natureza dos projectos.

3. Ao proceder à avaliação da 19a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 22 de Novembro, o CD considerou ter havido melhorias na organização do evento, em particular na distribuição atempada de documentos e na qualidade do relatório apresentado. Reconheceu, no entanto, haver ainda desafios no tocante à preparação, sobretudo na organização da informação para os membros e procurar realizar a Assembleia nos primeiros meses do ano. O CD decidiu que seja elaborada de uma matriz que permita acompanhar, periodicamente a implementação das recomendações.

4. O CD apreciou a proposta de revisão do seu regulamento, tendo decidido a introdução de ajustes nos termos de referência dos acompanhantes do órgão às estruturas locais da organização.

5. Sobre o 25o Aniversário, o CD deliberou o seguinte:

a) Elaborar um texto de base sobre o evento;

b) Enriquecer o programa de comemorações com base nas recomendações da 19a Assembleia;

c) Organizar uma sessão específica de lobby e advocacia social com diferentes actores da sociedade;

d) Considerar como lema das comemorações: ADRA, 25 anos na promoção da cidadania e da inclusão social em Angola.

O Conselho Directivo