Luanda - O acto aconteceu na madrugada de domingo na casa de cultura «Jango Veleiro», no município da Ingombota, quando o cantor foi surpreendido por uma ex-namorada e o seu actual parceiro e cúmplice, identificado por Rui TekaSala, também conhecido por Pi, que espetou três facadas no pescoço do músico que, felizmente, não teve consequências mais graves.

Fonte: SA

Agressor  Rui Tekassala foi solto 

Na noite de sábado (06), o cantor saiu de uma festa familiar com o seu pai e dirigiu-se ao «Jango Veleiro» onde tinha o compromisso de actuar. Depois da sua exibição, o cantor resolveu sentar-se um bocadinho numa mesa com alguns amigos para descansar.

Na altura em que os seus amigos se encontravam a dançar, surgiu o casal, Joana Caetano (Janete) e Rui TekaSala (Pi), que de imediato se dirigiram ao músico dizendo: «Hoje te apanhamos», para espanto do jovem que não entendeu o que pretendiam os recém-chegados.

O cantor, simplesmente pediu para que saíssem do sítio onde se encontrava e o deixassem em paz. Entretanto, quando menos esperava, Joana desferiu uma bofetada no rosto de Big Boss, arrancou-lhe os óculos e partiu-os. Ao mesmo tempo, o suposto namorado, Rui Teka Sala, num alarde de malfeitor, espetou-lhe uma faca de que vinha munido, por três vezes consecutivas, na cabeça e parte lateral do pescoço.

Entrevistado pelo Semanário Angolense (SA) sobre a agressão de que foi alvo, Big Boss, ainda chocado, disse não compreender como um acto daqueles pode ocorrer num salão cheio de gente. O cantor reconhece que foi graças ao gerente da casa que, ao ver a situação, movimentou os seguranças que detiveram o agressor, enquanto Big Boss que perdia muito sangue, já estava sem forças e não conseguia mexer-se.

O músico esclarece que embora não seja fraco nunca optou pela violência e, num casso como o que aconteceu, muito menos, porque a razão está do seu lado e a violência podia estragar tudo. As pessoas que assistiram à agressão, ficaram estupefactas pela rapidez como tudo aconteceu, num espaço daqueles e cheio de gente e enalteceram a calma de Big Boss que, mesmo a sangrar bastante, não reagiu.

O agressor foi levado para a esquadra da Ilha acompanhado do cantor que perdeu os sentidos em três ocasiões e teve de ser assistido na clínica da Endiama. Foi aplicado cerca de vinte pontos na cabeça e na região da nuca, tendo um dos médicos afirmado que os ferimen- tos poderiam ter sido fatais.

Apesar de estar a receber tratamento naquela clínica, o músico foi ao laboratório da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), onde foi novamente examinado pelo médico legista.

Depois teve que voltar para o soro na clínica da Endiama, em função da grande perda de sangue.

Agressor foi solto

Na terça-feira (09), a mãe do músico, preocupada, foi até à procuradoria saber do detido e em que pé estava o processo mas, para seu espanto, a procuradora em serviço disse-lhe que o mesmo fora solto, porque era um caso de caução.

Os familiares do cantor estão indignados e dizem não compreender como é que uma pessoa que ia tirando a vida de outra, apanha- do em flagrante, podia ser solto, mesmo mediante o pagamento de uma caução, sem ter havido uma acareação entre as partes e sem que tenha sido formulado o respectivo processo.

A esposa, os pais e demais familiares de Big Boss estão preocupados e temem pela vida do seu ente-querido, porque a referida Janete e o agressor, que já anda solto, continuam a telefonar e a mandar mensagens ameaçando de morte. «Como pode alguém que cometeu um crime tão violento ser posto em liberdade sem mais nem menos?», questiona o pai do cantor, acrescentando que o seu filho é um cidadão que dá o seu contributo para o desenvolvimento da cultura angolana, que trabalha honestamente e «aparece um cidadão desorientado a cometer crimes e nin- guém faz nada», frisou agastado.

Esta situação deixou o cantor abalado e receoso, sem saber para que lado a justiça vai pender, porque, disse, as despesas são avultadas para além de ter perdido alguns meios pessoais como os óculos, um ifone, entre outros. O músico afirma que sabe de fonte fidedigna que a procuradora que mandou soltar o Pi tem algum parentesco com o mesmo e só por isso o pôs em liberdade.

A história remonta a um tempo atrás, quando Big Boss teve um caso passageiro com Joana Caetano. Pouco tempo depois a jovem apareceu grávida e imputou a responsabilidade ao cantor. Em Maio do ano passado, Joana foi a casa do cantor, onde vive com a esposa, a busca do filho que na altura vivia com o suposto pai e protagonizou um escândalo sem precedentes, afirmando que o pai da criança era outro.

Daí por diante, nunca mais houve sossego e, volta e meia, lá estava ela a dizer que o filho era mesmo do Big Boss, para logo depois dizer que não era. Assim sendo, o músico fez várias queixas que resultaram nos seguintes processos: 6041/12 Samba, DPF 3953/ Samba e 2644/Gab.ML, mas que nunca tiveram prosseguimento.

Que se faça justiça

Segundo Big Boss, apesar de ter recorrido sempre à intervenção da Polícia no sentido de ver resolvi- do o caso e fazer-se um teste de DNA à criança, nunca teve resul- tados positivos, mesmo quando a jovem o ameaçou de morte e que iria incendiar-lhe a casa. O jovem clama por justiça e apela às autori- dades para que se resolva o caso o mais rapidamente possível. «Apenas quero justiça e que se cumpra a lei para que situações como esta não se repitam com outras pes- soas. Estamos num país onde a vida deve ser respeitada e quem comete um crime tem que pagar por ele, independentemente de ter ou não familiares influentes. A lei tem que ser respeitada por todos, até pelos que dizem defende-la e aplicá-la», sublinhou. O Semanário Angolense (SA) está atento ao desenvolvimento do caso.