Luanda - Angola conta com uma Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas, como resultados das primeiras eleições dos órgãos sociais, noticiou a RNA. Os eleitos tomaram posse sexta-feira, 19/12, com a presença do Ministro das Finanças, Armando Manuel.

Fonte: RNA

Promover, zelar pelos princípios éticos, deontológicos da classe e colaborar no ensino da contabilidade, gestão e economia, são alguns objectivos da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola.

O jurista Manuel Gonçalves, que conduziu o pleito eleitoral, avançou que sobre a ordem pesa a responsabilidade de relevância económica e social.

“Não deixa, por essa razão, de ser uma das ordens que se podem considerar de grande relevância económica e de grande relevância social, independentemente, como é óbvio, de grande relevância política que encerra a sua existência”, disse.

Por sua vez, o eleito presidente do conselho directivo, Júlio Sampaio, considera que os desafios da ordem passam pela definição de uma estratégia, que visa a organização dos serviços.

“Dotando-a de meios humanos e técnicos necessários, tendo em vista a sua profissionalização, colaboração com as instituições de ensino médio e superior, que ministram cursos de Contabilidade e Auditoria, concessão e implementação de um metodologia de acesso a profissão aos jovens que terminam a formação em Contabilidade e Auditoria”, disse.