Luanda - Nomeada pela revista togolesa Africa Top Success para 'Africana do Ano', a empresária angolana Isabel dos Santos disputa a distinção com cinco adversárias, numa corrida onde se destaca a compositora beninense Angélique Kidjo e a queniana Lupita Nyongo, vencedora de um Óscar.

Fonte: NJ

Nomeada pela revista togolesa Africa Top Success para “Africana do Ano”, a empresária angolana Isabel dos Santos disputa a distinção com cinco adversárias, numa corrida onde se destaca a compositora beninense Angélique Kidjo e a queniana Lupita Nyong’o, vencedora do Óscar de melhor actriz secundária de 2014.

Ainda sem data para a cerimónia de entrega dos prémios, que se vão estender a outras seis categorias, os resultados da primeira edição dos Africa Top Success Awards 2014 decidem-se até ao final deste mês, a partir de votação online no site www.africatopsuccess.com.

Além de Isabel dos Santos, Angélique Kidjo e Lupita Nyong’o, a lista de candidatas ao troféu de “Africana do Ano” inclui a magnata sul-africana do sector mineiro Daphne Mashile- Nkosi, a gambiana e procuradora do Tribunal Penal Internacional, Fatou Bensouda, e a queniana Irene Koki Mutungi, notabilizada como a primeira piloto africana a assumir os comandos de um Boeing 787 Dreamline.

Em comum, as seis mulheres têm, na avaliação do painel de jornalistas responsável pela selecção, o mérito de integrarem o grupo de personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento de África e para a melhoria da imagem do continente na arena internacional.

Além do prémio “Africana do Ano”, os Africa Top Success Awards 2014 – que têm na empresária Isabel dos Santos a única representante angolana – vão galardoar o CEO do ano, os actores masculino e feminino que mais se evidenciaram, e ainda a inovação e o africano do ano.

Nas sete categorias a votação contam-se cerca de 40 figuras, que vão desde fenómenos globais – como a já referida actriz oscarizada, Lupita Nyong’o, e o futebolista costa-marfinense Didier Drogba – a individualidades menos mediáticas. Para equilibrar o desnível das projecções, favoráveis às personalidades associadas ao desporto, música e representação, a organização dos Africa Top Success Awards disponibiliza biografias de todos os candidatos na sua morada online.

No caso de Isabel dos Santos, além das múltiplas empresas e participações que detém no sector da restauração, telecomunicações, televisão, banca, e indústria, sobressaem algumas apreciações divulgadas na imprensa mundial.

A título de exemplo, o britânico Financial Times, uma das publicações citadas, escrevia, em Março de 2013, que “até os críticos reconhecem o talento independente de Isabel dos Santos para os negócios”.