Alemanha - Quando se fala da DISA é preciso levar­se em consideração as três facetas que a mesma DISA já teve ao longo dos anos da sua existência como serviço secreto do regime sob gestão do MPLA.

Fonte: Club-k.net

Pois o comportamento deste tenebroso aparato hoje justamente diabolizado por quase toda gente não teve desde a sua fundação em 1976 ate ao seu fim mal se ultimou com os massacres dos fraccionistas o mesmo comportamento .

Quando e sempre que me arrojo a escrever sobre a Disa , eu refiro ­me geralmente a DISA que conheci , vi nascer , crescer e conheci pelo menos 70% dos seus quadros operativos onde pontuavam muitos jovens da minha geração com quem vivenciei desde os tempos de criança ainda no bairro Sambizanga e mais tarde no Nelito Soares.

Que pena , dos 70% que conheci a grande maioria foi morta nalguns casos eliminados pelos seus melhores amigos , por irmãos de pai e mãe , por primos ou conhecidos que achavam que deste modo prestaria melhor fidelidade ao regime e chefias da DISA .

Dos 70% acredito que nada mais do que 10% deve ter sobrevivido muitos deles com cicatrizes físicas e psíquicas que lhes acompanhará ate ao fim das suas vidas .

Eu ainda recordo­me de quase eles todos como se fosse hoje , alguns tinham acabado de se casar e pensavam constituir famílias , enquanto outros tinham deixado suas noivas , namoradas ou mesmo esposas grávidas .

­­ Minha lágrima por eles todos , sem qualquer excessão ­­

Pelo Eurico Gonçalves que conheci ainda em Cabinda antes da independência de Angola e com quem trabalhei na delegação do MPLA naquela cidade , o comandante Dangerex , Bula Matadi , Monstro Imortal , Sayd Mingas , Bakaloff , o mais velho Bernardo ( Nito Alves ) o único que electrizava toda juventude angolana com os seus discursos para uns um populista enquanto para outros um dos maiores revolucionário que Angola perdeu.

O Avelino Mateus Colombo , Adelino Xavier ( Adé ) Xana , Ady Narciso , Meno , Elizeu Bondeca ( Gato Vitória ) Juka Ngando , Juka Gurila , Xadú , Pombal , Paik , Perré , Elidio , Pety Castro , Zeca Makalé , Kipuko , os manos ( Isaias e Simião ) Kiferro ( Man Keyff ) , Nelo ( Man Neras ) , Manuelito Sambila , Mbala Neto , Betinho , Paulito, Nandy , Bavon ,

Verinha , os manos ( Santos ) sem me esquecer das outras tantas centenas de angolanos que foram eliminados .

A primeira face da DISA

1 ) ­­ A DISA que conheci do tempo em fui operativo da Contra Inteligencia Militar embora já tivesse dentro dela elementos muito temidos e que inspirassem tanto terror e admiração pela forma brutal como actuavam dentro e fora da capital Luanda , não se pode comparar com os elementos da secreta actual ao serviço de JES.

E digo isto porque enquanto ao serviço da Contra Inteligencia Militar , tive sob o meu controle discreto uma grande parcela das actividades dos operativos da DISA e não se conheciam casos por exemplo de envenenamento seja de quem fosse e os jacaré nunca foram postos aos serviços da secreta.

Se calhar eram jovens de mais para se pensar em tanta maldade , que foi trazida para o país pelos primeiros quadros que foram formados no estrangeiros e pelos assessores cubanos e russos especialmente.

O se vivia á luz do dia era uma espécie de exibição exagerada e extravagancia por parte dos elementos da DISA principalmente logo que lhes foi feito a primeira distribuição dos carros mais luxuosos que a policia secreta angolana alguma vez já teve.

Eram uns alfabetas azuis modernos na altura e com assentos em cabedal branco , enquanto a Contra Inteligencia tinha sido brindada com uns Brallias cor de vinho e Jipe militar russo que servia para recolher alguma malta que ainda não tinha viatura distribuída ou tirada das garagens abandonadas pelos portugueses que tinham abandonado Angola nalguns casos forçados com ameaças de morte.

Lembranças do Mandriz que era o motorista que recolhia o pessoal da Contra Inteligencia Militar , esse também já morreu nem sei como !

Importa dizer que chegou mesmo há haver uma espécie de rivalidade e disputa entre a DISA e o CIM por questões de complexos de superioridade e inferioridade .

Os Disas se achavam mais competentes e bem formados academicamente e queriam como tomar de assalto o controle de quase toda a actividade operativa nacional ignorando completamente de que a Contra Intiligencia Militar existia também para lhes controlar uma vez que a maioria deles eram militares.

Mas essa situação nunca atingiu aspectos incontroláveis que não se pudesse superar e encontrar um entendimento entre uns e outros .

Essa foi a face da DIsa ainda antes dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 , que mudou completamente depois das mortes dos comandantes e das ordens dadas por Agostinho Neto.

A segunda face da DISA !

 

2 ) ­ Essa foi caracterizada por prisões arbitrárias , massacres , assaltos ás residências de colegas detidos conotados com o fraccionismo , abusos sexuais inclusive das namoradas , esposas de detidos quase condenados á serem mortos , todos queriam prenderem para provar

ou simularem que não tinham nada haver com os acontecimentos.

Os melhores amigos se prendiam entre eles para provarem as chefias de que nada tinham haver com as mortes dos comandantes , pânico . medo e atabalhoamento total uma situação tal que a única coisa que interessava era não ir parar para as cadeias ou ser morto.

Houve ate casos de agentes que dias antes tinham feito tantos presos e no dia seguinte ele próprio também foi preso acabando por encontrar na mesma cela uns tantos presos que ele tinha feito .

Isto aconteceu com um hoje general nem sei com que critério , meu amigo de infância se calhar porque a cor ajudou neste caso ou quem sabe o seu nome de família ???

A Terceira face da DISA !

3 ) ­ É a face mais complicada 100% brutalizada , desumanizada e diabolizada com praticas improvisadas de tortura e eliminação dos considerados subversivos onde tudo valia logo que a ordem era para se fazer escorregar quem incomodasse.

As miúdas ja eram utilizadas em grande massa para seduzirem os políticos que conspirassem contra o regime mesmo não sendo de forma ofensiva e perigosa para o regime.

Na DEFA , no aeroporto , na Sonangol e ate nos liceus era apenas o bâton nos lábios que brilhava das miúdas escolhidas á dedo para funcionarem como operativas ou simples informantes dos serviços secretos .

Curioso elas nunca eram vistas nas grandes rodas de traficantes de diamantes , mercúrio e nem de trafico de armas entre os movimentos que lutavam entre eles UNITA / MPLA numa altura em que as guerras já tinham caracteristicas de puro negócio lucrativo para uns.

Voltarei com a segunda parte deste texto nos próximos dias .

Bom Natal e votos de um ano novo próspero para todos os angolanos sem qualquer excessão.

Fórum livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby