Ondjiva-Cunene - Na verdade é opcional e tudo mas tudo mesmo depende de ti, e não dos seus pais, amigos, namorado (a) ou até mesmo o Governo.


Fonte: Club-k.net

Tu escolhes entre o prisma ascender na vida, obtendo neste sentido um status privilegiado e tendo a oportunidade de se posicionar entre os bons, entre aqueles que tem de facto uma missão e um legado a deixar as gerações vindouras, entre os que lutam para ocupar o seu lugar na imensidão do mundo, valorizando o espiritual e não deixando-se levar pela indústria de marketing materialista mas tendo o poder próprio de decisão e a capacidade de filtrar o que não é socialmente letal, mas vinculam os seus objectivos ao desejo de tornar o mundo num lugar propicio para se viver.


Ou ficas entre os alienados, aqueles que acham que não tem poder algum de decisão os que esquecem ou desconhecem o signicado literal da palavra Demo-Cracia, por opção ou pela pressão dos mecanismo de controle social. Na verdade é uma questão de escolha e tu decides se queres continuar a ser mais um alienado na sua zona de conforto, sem a pretensão de efectuar qualquer mudança no seu bairro, comunidade ou Província, contribuindo de facto para melhorar a tua zona com palavras e actos, ou preferes te posicionar entre a "juventude da utopia" abordada por Pepetela.


Vamos lá clarificar as coisas:
Eu sou da opinião que cada um de nós tem uma missão na terra, tal como Jesus Cristo, Galilei Galileu, Sócrates, Eistein, Marx e outros. Na verdade não nascemos apenas para vir fazer "turismo".


Cada um deve retomar a sua missão ou seja, cabe a cada um de nós decidir fazer a sua história e decidir sobretudo a forma como quer ser lembrado. Então traça o teu trajecto e pinta a tua marca com tinta indelével.


É tudo uma questão de escolha e portanto, é bom que fique claro que nem todos estamos aqui para ser benevolentes ou malévolos. Mas uma coisa é certa, não viemos para o mundo em vão.


O "normal" para a Juventude hodierna é a distracção, o tchilo, ou a expressão mais actual: "a ma vida". É jovem aquele que sai todos os fins de semana, aliais o que sai todos os dias com os cambas para um copo, conhecer novas miúdas, ser mobília das casas nocturnas, o tal, o cheiroso, o swegado, tantas outras denominações e se calhar estas já devem estar obsoletas devido a actual dinâmica social. Não fui eu quem disse que a juventude é a forca motriz de qualquer pais e pela forca da natureza, o velho tende a dar lugar ao novo.


A questão é: estará a juventude Africana e particularmente angolana preparada para substituir os cotas?
Bem, este já da para um outro tema, e um dia destes quando a inspiração permitir falaremos disto a risca.
Já escolheste?


E qual foi a tua decisão?
Te posicionaste entre os que decidiram libertar-se das amarras sociais tomando como rumo a busca insensata pela justiça, paz e liberdade. Libertando-se do véu da ignorância e trocaram o club (discoteca) pela biblioteca, a birra pelo livro, a escola em detrimento dos ambientes (festas) ou ficaste entre os que preferem viver la vida louca? Continuando a ser mais um nos milhões de jovens sem o poder de decisão, sem o bicho incansável de questionar e decidiram ficar simplesmente distraídos pela necessidade de continuar a manter o swegg em dia, tornando-se assim um verdadeiro escravo da indústria comercial ao ponto deles decidirem o que vestes, o que comes, o que bebes, o que  deves pensar e até mesmo o que falar.


É tudo opcional e somente tu pode decidir o que é melhor para ti.
O objectivo deste artigo não é persuadir ninguém, mas simplesmente mostrar o lado antagónico da moeda. Deixando bem claro que existe um mundo lá fora e tu não deves ficar ai parado na sua circunscrição achando que não podes nada para além da distracção facto que leva a consumar os objectivos desta maquina publicitaria. "Deixar que a vida simplesmente lhe leve, até um dia o coração parar de bater, é morrer vivo, não é viver" Fizzotti, (1996) citado por GEMBI.


Eu fiz a minha escolha, tarde mas fiz e decidi efectuar primeiro a mudança em mim, na forma de encarar o mundo, a vida, "respeitando a individualidade e não o individualismo" (MAYANDA keyta) e consequentemente doar esta mudança ao mundo, por também acreditar que de maldade o mundo anda repleto. Então eu vou enfrentando as barreiras impostas pelo meio pois para a actual juventude pode ser considerada um desafio ao status quo por se tratar de uma ruptura e consequentemente um desvio para o ciclo de amizades. Mas é minha decisão e deve ser respeitada, pode ser que esteja louco, mas podes crer que é "loucura por opção por achar que o normal não merece a minha lucidez" (URBANO flagelo).


E a tua escolha qual é?