Kwanza Norte – Os funcionários da empresa Max limpa, uma instituição de saneamento básico de direito angolano, estão sem ver a cor dos seus ordenados desde o décimo terceiro mês, Novembro e Dezembro de 2014, bem como outros meses do ano ora terminado.

Fonte: Club-k.net
Governador do Kwanza Norte.jpg - 53.97 KBDe acordo com uma das fontes deste portal, os funcionários descontentes não tem até ao momento os seus salários alegadamente devido a ausência da sua gerente que se encontra em gozo de férias no Brasil, sua terra natal.

A Max limpa é a empresa de engenharia ambiental que trabalha naquela província vocacionada na limpeza da sede do governo provincial do Kwanza Norte, da Casa da Juventude que desde a data da sua inauguração continua encerrada as suas portas, dentre outros edifícios afectos aquele órgão do Estado.

Uma fonte próxima daquele executivo sob alçada de Henrique André Júnior adiantou ao Club K que a empresa em causa tem o braço invisível do governador provincial, como sendo o suposto proprietário.

Ouvida pela nossa reportagem, uma das funcionárias desta mesma empresa, que solicitou o anonimato temendo represália, com um semblante de desespero associado com lamentações, disse que em Ndalatando em particular, e no Kwanza Norte em geral, não se pode reclamar “senão seremos despedida de imediato”, disse.

A fonte revelou também que a carga horária de trabalho é muito pesada “porque entramos as 7 horas e só largamos as 17 horas”, contou. Um outro funcionário também chateado com a situação disse a nossa reportagem que o governo do Kwanza Norte tem dinheiro de embelezar a cidade nesta quadra natalícia. “Mas não tem dinheiro para nos pagar, a que se deve este atraso salarial?”, perguntou o interlocutor.

A nossa redacção tudo fez para ouvir o contraditório, mas sem sucesso. Tentamos por via telefónica o contacto com o Governador Henrique Júnior, mas este não atende as nossas chamadas. A Max limpa tem um recurso humanos com pouco menos de 20 trabalhadores todos eles auxiliares de limpeza.