Alemanha - Li no Clubk a possível reaproximação de Fernando Garcia Miala ao general Kopelipa apontado por uma grande parcela de angolanos como um dos seus carrascos que soube sempre fingir ser seu amigo.

Fonte: Club-k.net

Não vejo nada de mau nisto até porque como um bom operativo Fernando Garcia Miala sabe que em certas situações a melhor forma para não sermos apanhados desprevenidos é mantermos os nossos (inimigos ) de perto e sob controle.

Nessa situação e agora o mais o importante é que o F. Garcia Miala não comete os mesmos erros de ontem , ao se convencer que controlava tudo e todos , que ninguém o controlava e que jamais fosse possível haver um plano macabro contra ele que quase lhe tirou deste mundo dos vivos , vividos e vivaços.

Não estou aqui a querer defender o ex patrão da secreta angolana , até porque ele próprio sabe que nem tudo que fez quando activo tinha sido bem feito e algumas ocorrências ate são de triste recordações para muita gente.

Mais como a historia da vida de um homem não se resume ás coisas más que fez , nalguns casos por falta de experiência , quem soubesse restringir a sua expansividade própria e natural da juventude , excesso de triunfalismo , infantilismo ou mesmo por ter agido emocionalmente nalguns casos .

Verdade é que Fernando Garcia Miala ainda conseguiu parar para pensar e acreditou que nunca é tarde para se mudar alguma coisa no nosso comportamento e forma de se relacionar com os demais membros de uma sociedade de ele próprio também faz parte , muito embora fosse o patrão de uma policia secreta que nem por isso gozava de boa fama.

E com as suas iniciativas através de programas nobres de caracter social conseguiu deste jeito sacudir á poeira , dar á volta por cima , e em abono da verdade diga­se que não só merecer o carinho da maioria dos angolanos assim como sensiblizou­nos profundamente .

Foi pena os arrogantes , armados em donos do país o terem travado de forma tão criminosa , que qualquer dia este mesmo povo saberá julgá­los .

E é aqui que quero ser justo para com Fernando Garcia Miala embora não me recordo dele , sei é mais novo do que eu por ai um ano , e que tinha frequentado a escola ( 8 ) onde uma grande parte dos estudiosos da minha geração dos tempos do Sambizanga passaram antes de pisarem o chão dos famosos liceus de outro oura e a escola Industrial.

Embora Miala não tenha pertencido a primeira geração de operativos da secreta que conheci uma grande maioria deles , importa aqui realçar partindo daquilo que conheço sobre o mesmo o que não é pouco o seguinte;

O Garcia como alguns lhe tratavam no tempo do colono como operativo deu provas em ser

ter sido um dos poucos secretas mais competente e eficaz que a triste historia da secreta angolana conheceu.

Meu puto " Ngando Ngozy " , disse , e bem dito uma vez que realmente a arma mais perigosa que Miala tinha em sua posse , era a sua própria inteligencia e nota­se que hoje , muitas das suas previsões ontem ignoradas não levadas á sério e que quase ate perderia á sua própria vida por ter dito algumas coisas , hoje estão á ser discutidas e consideradas ate mesmo por alguns sectores da secreta angolana que por ganancia de poder e dinheiro o quiseram eliminar.

Vou citar um exemplo concreta , a primeira alerta sob o perigo que pode constituir as parcerias em negócios com o mundo árabe ou seja com os muçulmanos , para aqueles que não sabiam , já tinha sido feita pelo ex patrão da secreta e ainda muitos antes dele ter feito aquela triste travessia pelo deserto.

Os factos provaram que nalguns casos essas parcerias foram prejudiciais para algumas figuras de proa como é o caso de Nando ser conotado hoje pelos Estados Unidos como um dos amigos de terroristas e proibido de entrar naquele país .

Mais atenção o Nandó não é o único e existe mesmo uma lista que poderá ser publicada mais tarde ou mais cedo de figuras angolanas queimadas e condenadas á não entrar nos EUA claro não todos pelos mesmos motivos.

Muito embora os serviços de inteligencia americana ( CIA ou FBI ) serem serviços que levam muito á sério qualquer denuncia feita por um cidadão americano queimando este ou aquele governante de conotação com supostos terroristas no caso de Nandó , não foi nada vigarice movido por angolanos que se naturalizaram americanos como já se quis insinuar.

O meu lamento ao comportamento lacaio e servil de alguns que foram amigos de infância de Fernando Garcia Miala , na hora em que o mesmo caiu em desgraça e que ele mais precisava do seu apoio moral lhe terem virado ás costas , ao ponto de que alguns se darem ao luxo em fazerem uma espécie de campanha nem sei em nome de quem , para que o mesmo fosse fuzilado .

Longe de imaginarem que a história da dita tentativa de golpe de estado não passava de um plano criminoso para o afastar e dar lugar á uma corja de oportunistas que viviam anos e anos obcecados e ansiosos em terem a garantir de se servirem dos cofres públicos como quisessem.

Fernando Vumby

Fórum Livre Opinião & Justiça