Cabinda – Em reacção a matéria divulgada pelos órgãos de comunicação social estatal que dava conta que cerca de 40 ex-mililares da FLEC teriam beneficiado no passado dia 10 de Janeiro, no município de Cacongo, província de Cabinda, de casas evolutivas do tipoT2, cujo acto de entrega terá sido presidido pela governadora Aldina da Lomba Catembo, a direcção da Flec/Fac emite o seguinte comunicado:

A FLEC/FAC denuncia mais uma manipulação e mentira do Governo angolano quando afirma ter oferecido casas a suposto ex-militares da FLEC/FAC.

A direcção política e militar da FLEC/FAC informa que João Pedro Gomes, ex-militar da FLEC exonerado das suas funções por insubordinação, foi mandatado pelo Governo e Luanda para recrutar na cidade de Ponta Negra, República do Congo, civis congoleses e cabindeses que são apresentados como ex militares da FLEC.

A FLEC/FAC desafia o Governo angolano a apresentar publicamente e em conferência de imprensa livre os supostos 40 militares da FLEC para que seja confirmada a identidade dos mesmos. Insistimos que o dialogo é única via para estabelecer a Paz em Cabinda. Intoxicações, mentiras e manipulações sem fundamentos não contribuem para o diálogo.

Direcção política e militar da FLEC/FAC

Paris, 15.01.2015