Luanda - Cerca de 350 elementos da polícia, bombeiros e proteção civil de Angola estão na Guiné Equatorial no apoio à segurança na Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol, prova que aquele país herdou há apenas dois meses.

Fonte: Lusa

De acordo com informação prestada este domingo à agência Lusa, em Luanda, pelo porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola, comissário Aristófanes dos Santos (na foto), a presença deste contingente surge após convite do Governo da Guiné Equatorial e tendo em conta o apoio angolano a outras competições internacionais.

Através do Ministério do Interior, Angola fez deslocar para a Guiné Equatorial elementos da Polícia Nacional e do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, precisou Aristófanes dos Santos.

O destacamento no terreno é liderado pelo segundo comandante da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), subcomissário Manuel Gonçalves.

As forças policiais angolanas têm vindo integrar, nos últimos anos, dispositivos de segurança de várias competições internacionais. A última destas participações aconteceu no campeonato do mundo de futebol do Brasil, em 2014.

Na vertente desportiva, a seleção nacional angolana falhou a qualificação para a competição deste ano.

A Guiné Equatorial, outro país que integra a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), disponibilizou-se para receber a CAN de 2015, substituindo Marrocos, que insiste no adiamento da prova por receio da propagação da epidemia do vírus Ébola.

O país do norte de África viu a organização retirar-lhe a prova, entregando-a à Guiné Equatorial, que tem pela frente um teste à segurança, logística e condições sanitárias.