Luanda - Fonte da Rádio Despertar denuncia que o tenente-general José Peres Afonso “Filó” deixou na quinta-feira, 15, o país com destino a África do Sul.

Fonte: RD

A fonte não explicou os motivos da viagem, mas sabe-se que, o oficial das Forças Armadas Angolanas foi pronunciado no tribunal provincial de Luanda como sendo um dos mandantes da morte de Alves Kamulingue e Isaías Cassule, em Maio de 2012.

Nesta quinta-feira, o auditório despertar em declarações na rubrica “A voz do cidadão” suspeitava a ineficiência da justiça angolana contra José Peres Afonso “Filó” que se recusa a comparecer em tribunal devido a alegada falta de autorização do seu superior hierárquico, o chefe da Contra Inteligência Militar, José Maria.

Entretanto, os ouvintes desta rádio disseram também que tal só acontece por culpa do silêncio do Presidente da República, facto que foi contrariado pelo jurista Jorge Vitorino que revelou acreditar na boa-fé do Comandante em Chefe, mas ainda assim aconselhou o juiz do tribunal provincial de Luanda a emitir imediatamente mandado de captura contra o acusado.

Jorge Vitorino aconselhando o juiz do tribunal provincial de Luanda a emitir imediatamente mandado de captura contra o tenente-general José Peres Afonso “Filó” implicado na morte de dois activistas cívicos em Maio de 2012.