Benguela - Informações chegadas a redacção do jornal Chela Press por uma fonte não identificada dão conta de que o carismático comandante Kassanji foi morto no Kwanza Sul pelo comandante Arguelles, chefe das tropas internacionalistas cubanas estacionadas no Kwanza Sul, que posteriormente, na Quibala, morreu em combate contra os sul-africanos.

Fonte: Jornal ChelaPress

Temos as nossas dúvidas e desinformações. Por conseguinte, o Jornal Chela Press quer partilhar as mesmas com os seus leitores,  povo em geral e em particular com o povo de Benguela.

A meio da revolução, o comandante Kassanji desapareceu misteriosamente. Morreu com o sentimento de dever não cumprido, tal como o acusou o MPLA?

Foi cobardemente morto a tiro na cabeça, por não ter permitido que a ponte do rio Keve fosse destruída, pelos cubanos, antes da passagem do povo de Benguela em fuga das tropas sul-africanas. Nunca mais o seu corpo foi visto vivo ou morto. Apagaram o seu nome dos anais históricos de Angola e em particular de Benguela.

Tanto mistério e muitos tabus a volta da morte do comandante Kassanji. Porquê?

Benguela quer saber e tem todo o direito de saber a verdadeira história de um dos seus maiores heróis – comandante Herculano Kassanji Delfino