Luanda - A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e o Mosaiko "Instituto para a cidadania" organizam, de 27 a 31 de Janeiro de 2015, a "Semana Social Nacional", subordinada ao tema "Igualdade de oportunidades", no ICRA - Educadores Sociais, junto à União dos Escritores Angolanos, em Luanda.

Fonte: Mosaiko/Angop
Mosaiko.jpg - 78.17 KBA "Semana Social" é um espaço de estudo, reflexão e debate aberto em torno de um tema socialmente relevante para ajudar os cristãos a tomarem consciência das suas responsabilidades sociais, e a procurarem caminhos concretos que possam ser sinais eloquentes do Evangelho de Cristo no mundo de hoje. Embora seja um acontecimento eclesial, a Semana Social é também um acontecimento social que está aberto a escutar a voz e a dar a mão a pessoas de todas as correntes sociais quer sejam a-confessionais, de outros credos religiosos ou de outras confissões cristas, promovendo assim um maior conhecimento mútuo e lançando bases para colaborações futuras.

Vale antes, lembrar que, esta é a V Edição da Semana Social. Realizada quadrienalmente, a primeira foi realizada em 1999 com o tema Educação para uma Cultura da Paz, a segunda foi realizada em 2003 com o tema O Cidadão e a Política a terceira foi realizada em 2007 com o tema Justiça Social, e a quarta foi realizada em 2011 com o tema Democracia e Participação. As actas das semanas sociais são sempre publicadas em livros.

Em Angola, 20% da população concentra 60% do rendimento nacional e cerca de 2/3 da população tem menos de 2 dólares por dia para viver. (cf. Relatório Económico de Angola. CEIC 2013). A escolha do tema Igualdade de oportunidades procura, no actual contexto de Angola caracterizado por um rápido crescimento económico por um lado, mas também por sinais visíveis de elevados índices de pobreza, proporcionar um espaço onde cidadãos de todos os extractos sociais, partidos políticos, confissões religiosas tenham a oportunidade de discutir o direito de igualdade no acesso à oportunidades, com base em um modelo de desenvolvimento inclusivo e centrado na pessoa humana.

O Objectivo da semana social é contribuir para um debate nacional sobre a questão da Igualdade de oportunidades em Angola de modo a influenciar políticas públicas sobre melhor distribuição da riqueza nacional e a atenção às pessoas/comunidades mais carenciadas.

Emdeclarações a imprensa, o director executivo da Mosaiko, Frei Mário Rui, disse que a actividade tem como objectivo contribuir para um debate nacional sobre a questão da igualdade de oportunidades em Angola, de modo a influenciar políticas públicas sobre melhor distribuição da riqueza nacional e a atenção às pessoas e comunidades mais carenciadas.

O evento, continuou, visa ainda chamar à atenção dos cidadãos e dos decisores políticos para a necessidade de promover a igualdade de oportunidades e políticas públicas que reduzam as assimetrias regionais, publicar as
intervenções da "Semana Social" para que possam servir de material de estudo, aprofundamento e de réplica do debate.

Segundo o Frei Mário Rui, a participação é livre, mas estão convidados, especialmente, para esta actividade realizada quadrienalmente sete delegados de cada diocese e dois delegados de cada paróquia das dioceses de Viana, Caxito e da arquidiocese de Luanda, assim como membros da sociedade civil, do corpo diplomático e outras individualidades.

Apelou a participação e a contribuição de todos os cidadãos ao evento para que Angola seja um país em que a igualdade de oportunidades se torne cada vez mais uma realidade.

Os temas Igualdade de género e desenvolvimento social, Combate à pobreza e as assimetrias em Angola, Direito à informação e promoção da igualdade, Sistema educativo angolano e a promoção da igualdade de oportunidades, assim como o Papel da igreja na promoção da igualdade, entre outros,  serão dissertados durante o evento.

Entre os prelectores estarão o ministro da Educação, Pinda Simão, a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, a secretária geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Luísa Rogério e o jornalista Reginaldo Silva.

A Semana Social é um espaço de estudo, reflexão e debate aberto em torno de um tema socialmente relevante para ajudar os cristãos a tomarem consciência das suas responsabilidades sociais e a procurarem caminhos concretos que possam ser sinais eloquentes do Evangelho de Cristo no mundo de hoje.

É também um acontecimento social  que está aberto a escutar e a dar a mão a pessoas de todas as correntes sociais, promovendo assim um maior conhecimento mútuo e lançando bases para colaborações futuras.

A primeira edição da Semana Social em Angola foi realizada em 1999, em Luanda, com o tema Educação para uma Cultura da Paz, enquanto  que a última foi realizada em 2011, nesta cidade, com o tema Democracia e Participação.