Luanda - "Façamos poucas coisas, mas façamo-las bem, com empenho e dedicação", apelou o novo líder da arquidiocese de Luanda e ainda administrador apostólico da diocese de Cabinda.

 

Fonte: Lusa

Os dois dias de celebração na capital angolana arrancaram hoje, na Igreja de Jesus, na cidade alta, com a tomada de posse do novo arcebispo, cerimónia à qual assistiram vários membros do Governo e o Vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, entre centenas de convidados.

 

"A minha presença será sempre a busca de comunhão pelo diálogo, na verdade e na beleza. Não nos cansemos de dialogar para juntos encontrarmos a verdade que liberta e embeleza a alma", sublinhou Filomeno Vieira Dias na intervenção que fez já depois de lida a ata de posse, e investido nas novas funções.

 

Trata-se do sexto arcebispo de Luanda desde a elevação da diocese (fundada em 1596) a arquidiocese, em 1940, ainda no tempo colonial português.

 

"Cada um deles aqui colocou o seu pedaço de terra, sua fé, sua esperança, qual engenheiro e arquiteto nas coisas de Deus. Agora venho eu e estou aqui para servir por um tempo que será determinado por Deus", disse.

 

Perante uma forte representação - cerca de 300 pessoas -, da província de Cabinda, cuja diocese continua a liderar, Filomeno Vieira Dias assumiu a surpresa da sua nomeação pelo Vaticano, em dezembro, após a morte do bispo Damião Franklim.

 

"Aceitei esta nova missão com espanto, no primeiro momento. Mas estou aqui com confiança", afirmou.

 

Segue-se uma missa campal, junto à baía de Luanda, no domingo, para apresentação do novo arcebispo aos fiéis, motivo pelo qual não será realizada nenhuma outra celebração nas paróquias de Luanda, neste dia.

 

A arquidiocese espera por isso um milhão de fiéis a assistirem à concelebração na marginal da capital, além de bispos, padres da região da África austral e de igrejas vizinhas de Luanda.

 

Os serviços de segurança, saúde e bombeiros foram acionados para garantir a segurança desta cerimónia de apresentação e acolhimento pelos fiéis diocesanos.

 

A província de Luanda é a mais populosa de Angola, concentrando atualmente cerca de 6,5 milhões de habitantes.

 

Formado nos seminários dos Capuchinhos de Luanda e do Cristo Rei, na província do Huambo, Filomeno Vieira Dias, de 56 anos, foi ordenado sacerdote em 1983. Em 2004 foi nomeado e ordenado bispo auxiliar de Luanda, tendo um ano mais tarde assumido o cargo de bispo titular de Cabinda.