Luanda - As doenças potencialmente epidérmicas como as febres hemorrágicas virais, a meningite e a cólera devem merecer uma vigilância rigorosa e notificação atempada, de forma a se garantir uma resposta rápida e adequada, considerou hoje (segunda- feira), em Luanda , o ministro da Saúde José Van-Dúnem .

Fonte: Angop

O titular da pasta, que falava durante o acto de abertura do X Congresso Internacional dos Médicos em Angola, que decorre sob o lema “Os desafios da saúde em Angola no contexto de um mundo em mudanças”, realçou que estas patologias exigem o estabelecimento de maior capacidade de diagnóstico clínico e laboratorial e o envolvimento das comunidades.

Segundo o governante, constitui igualmente preocupação do sector o aumento das doenças não transmissíveis, de traumatismo provocados por acidentes rodoviários e violência, desafio este que só é possível enfrentar e vencer através do combate aos determinantes nocivos como o consumo excessivo do álcool, sedentarismo e as práticas de condução perigosas.

José Van-Dúnem considerou que se impõe a promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis na sociedade, particularmente, na camada mais jovem.

O titular da Saúde considerou relevante que as acções sustentadas em evidência científicas pelo que "tem de se olhar com rigor e persistência para a investigação científica, de forma a munir os quadros e o Sistema Nacional de Saúde de respostas em consonância com a realidades concretas do país".

De acordo com José Van-Dúnem, o sector deseja que a Ordem dos Médicos se mantenha como um elemento de promoção do consenso e de representação dos médicos, sem que a sua independência seja sacrificada a interesses de outros e que a capacidade reguladora do exercício de profissão tão nobre continue a merecer a confiança da população e dos profissionais da Saúde.

Durante o evento vão ser realizadas 31 conferências, 10 painéis/debate, seis simpósios, 17 comunicações livres e 40 cursos pré-congresso.

Estão presentes 1.200 convidados nacionais e estrangeiros, que participam igualmente na III Feira Médico-Hospitalar.

A Ordem dos Médicos pretende, neste congresso, trazer a discussão firme e consistente um conjunto de matérias que possam aumentar a elevada consciencialização dos médicos, não apenas face a doenças, mas igualmente às exigências plurifacetadas que a medicina provoca, pela sua complexidade e riqueza e aos modelos de organização, de atendimento e de
prestação de cuidados.

Angola: Erradicação da poliomielite apontada como ganho do sector da saúde

A erradicação da poliomielite e o aumento dos serviços em unidades de saúde para o acompanhamento e tratamento de pessoas com VIH/Sida e a expansão do programa de prevenção vertical foram apontados como os ganhos do sector, segundo o titular da pasta, José Van-Dunem.


O governante referiu que a consolidação da imunidade das crianças angolanas a 80 porcento foi através da vacinação de rotina de campanhas nacionais e sub-jornadas, bem como o reforço da vigilância epidemiologica, incluindo a ambiental e da participação activa das comunidades.

Sublinhou que o sector melhorou os indicadores de saúde materna, aumentando o número de mulheres ao acesso as consultas de pré-natal , ao tratamento intermitente e preventivo da malária e a mosquiteiros tratados.

Segundo o governante, as acções conjuntas com as várias instituições académicas , ministeriais e organizações internacionais ,regionais e sub- regionais cresceram de forma satisfatória, melhorando alinhamento com o plano nacional de desenvolvimento sanitário.

José Van-Dunem advogou que os ganhos do sector só foram possíveis gracas à dedicação e profundo empenho dos profissionais da saúde em geral e dos médicos.

O governante frisou que o sector da saúde é um dos principais responsáveis pelo aumento da esperança de vida em Angola , que passou de 48 anos em ambos os sexos, em 2008, para 52 anos em 2010, sendo este um dos principais indicadores que mede o nível de desenvolvimento dos países.

Apontou que o desafio agora é o de garantir uma vida mais longa, com qualidade , melhoramento a cobertura e o acesso a cuidados e servi?os de saúde garantindos pelos profissionais qualificados.

O governante avançou que o sector enfrenta o desafio da regulação dos actos médicos e da fixação do preço dos medicamentos e produtos farmacêuticos ,particularmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças , mulheres ,idosos , portadores de doenças crónicas e incapacitados .

"Indentificando os mecanismos de intervenção e respeitando regras que preservem a acessibilidade dos mesmos a todos os necessitados",acrescentou.