Luanda -  O Ministério das Finanças,  fixou recentemente  a subvenção mensal vitalícia de Agostinho Estevão Felizardo, Ex-Vice-Governador da Província de Benguela, em 85% do salário base, que corresponde ao montante de Kz: 369,783,74.

Fonte: Club-k.net 

A mesma medida foi aplicada a  Francisco Cambango, Ex-Vice- -Governador da Província do Moxico, para o Sector Económico, em 85% do salário base, que corresponde ao montante de Kz: 369.783,74

Em Dezembro passado, as autoridades teriam também fixado  a subvenção mensal vitalícia de Carlos Alberto Lopes (na foto), Ex-Ministro das Finanças, em 75% do salário base, que corresponde ao montante de Kz: 349.585,47

A  subvenção mensal vitalícia é um procedimento  universal que tem como  objectivo  compensar os anos de serviço público prestados pelos titulares de cargos políticos. Têm direito, por lei,  à subvenção vitalícia os membros do Governo, deputados e juízes do Tribunal Constitucional/Supremo etc.

Em países como Portugal, por exemplo, a subvenção mensal vitalícia é calculada à razão de 4% do vencimento base por ano de exercício, correspondente à data da cessação de funções em regime de exclusividade, até ao limite de 80%". Por exemplo,  no limite de 80%, um deputado que ganhasse  3631 euros por mês, poderia receber  2904,8 euros por mês.