Lisboa - José Sócrates ‘inventou’ afazeres em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para poder encontrar-se com o vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente.

Fonte: Lusa

José Sócrates e Carlos Santos Silva viajaram propositadamente para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para conseguirem conversar com o vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, por causa do grupo Lena.


A viagem, conta o semanário SOL, foi marcada à pressa por telefone entre o ex-governante e o seu amigo e surgiu depois de José Sócrates ter conversado com o vice-Presidente angolano, que lhe disse que iria estar na cidade norte-americana. As chamadas constam nas escutas feitas ao ex-primeiro-ministro.

De acordo com o semanário, José Sócrates telefonou a Manuel Vicente a demonstrar o interesse do Grupo Lena –“pessoas a quem devo atenção”, como disse – num concurso público na área da construção em Angola e a pedir que o vice-Presidente do país recebesse os patrões da empresa em Luanda.

Contudo, Manuel Vicente tinha já uma viagem agendada para Nova Iorque (para participar na Assembleia Geral da ONU) e José Sócrates não hesitou em dizer que também tinha que lá ir, marcando, assim, um encontro em território norte-americano. Teve, pois, que arranjar bilhetes à última hora.

José Sócrates, Carlos Santos Silva e Manuel Vicente acabaram por encontrar-se no consulado de Angola em Nova Iorque, ‘reunião’ que, num primeiro momento, tinha sido negada por Sócrates quando foi interrogado após a detenção, mas que acabou por ser confirmada depois de se revelarem as conversas telefónicas.

O SOL adianta, ainda, que o socialista recorreu ao representante português da ONU, o embaixador Álvaro Mendonça e Moura, para agendar o encontro com o chefe angolano.