Luanda - Sob a direcção do Camarada José Eduardo dos Santos, presidente do MPLA, realizou-se no dia 23 de Fevereiro de 2015, a 1ª Reunião Ordinária do Bureau Político do Comité Central, do ano de 2015, que analisou vários assuntos relativos à governação do país e à vida interna do Partido.

COMUNICADO SOBRE A 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA

Fonte: MPLA

O Bureau Político do Comité Central apreciou o documento sobre as Tarefas Essenciais para a Preparação e Realização das Eleições Gerais e Autárquicas, que será submetido à Assembleia Nacional, pelo Grupo Parlamentar do MPLA, conforme referido na Agenda Política do Partido para o ano de 2015.

Sob proposta do Presidente do Partido, o Bureau Político do Comité Central do MPLA procedeu ao completamento do seu Secretariado, na sequência da vaga ocorrida pelo falecimento do camarada Afonso Domingos Van-Dúnem “Mbinda” e da manifestação do desejo do camarada Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”, em ser libertado do cargo de Secretário do BP para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Deste modo, foram designados, em regime de acumulação, os camaradas Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, para exercer o cargo de Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais e António Paulo Cassoma, para o de Secretário do Bureau Político do Partido para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Tendo o camarada João Manuel Gonçalves Lourenço cessado as suas funções na Assembleia Nacional, onde exercia o cargo de Primeiro Vice-Presidente, o Bureau Político do Comité Central do MPLA aprovou as propostas, a submeter àquele órgão de soberania do Estado, de designação da camarada Joana Lina Ramos Baptista, para o provimento deste cargo e, consequentemente, de indicação do camarada Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento, para o de seu Segundo Vice-Presidente.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA apreciou, igualmente, o Relatório de Contas da aplicação dos fundos recebidos do Estado, durante o ano de 2014, tendo-o aprovado e orientado o seu envio à Assembleia Nacional, conforme o estipulado na Lei nº 10/12 de 22 de Março, Lei de Financiamento dos Partidos Políticos.

O Bureau Político procedeu à apreciação do Relatório de Balanço da Comissão Nacional Preparatória do V Congresso Extraordinário do MPLA, tendo remetido a sua aprovação para a IX Sessão Ordinária do Comité Central.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA apreciou o Relatório de Contas da Execução do Orçamento Geral do Partido, referente ao ano de 2014 e a proposta de Orçamento Geral para o ano de 2015, tendo, igualmente, remetido a sua aprovação para a IX Sessão Ordinária do CC.

Pela celebração do 02 de Março, Dia da Mulher Angolana e do 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Bureau Político do Comité Central do MPLA felicitou todas as mulheres angolanas, augurando que estas efemérides se convertam em verdadeiras jornadas de reflexão sobre o maior empenho na defesa dos seus direitos e na sua disponibilidade para uma mais activa participação no desenvolvimento do país.

MPLA – ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 23 de Fevereiro de 2015.