COMUNICADO DE IMPRENSA

Luanda - A Editora e Livraria Chá de Caxinde vai proceder no próximo dia 4 de Março de 2015, pelas 18H30, no Espaço Verde Caxinde, a apresentação do livro “Reencontros com as Literaturas de Língua portuguesa”, da autoria de Cláudio Fortuna.

Fonte: Chá de Caxinda

Sobre o livro: Reencontros com...

O novo trabalho do urbanista e jornalista Cláudio Fortuna proporciona em boa hora uma nova reflexão sobre a literatura africana de língua portuguesa.

Com o título “Reencontros com as Literaturas de Língua Portuguesa”, o livro aborda este tema através de trinta e duas entrevistas concedidas por personalidades do mais alto nível académico, todos eles especialistas consagrados nesta matéria, entre as quais salientamos o Professor Doutor Salvato Trigo, decano dos professores de literatura em Portugal e Magnífico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, o Professor Pires Laranjeira, da Universidade de Coimbra, director de mestrado em Literatura nessa Universidade, Inocência da Mata da UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, e os ilustres Professores angolanos Manuel dos Santos Lima, José Carlos Venâncio, Francisco Soares, Manuel Muanza.

Mas a principal preocupação de Cláudio Fortuna foi colocar em relevo a estima e admiração que nutre por esse grande intelectual que foi Michel Laban, homem de letras, nascido em Constantine na Argélia, professor de literatura africana de Expressão Portuguesa na Universidade de Paris III através do qual Cláudio Fortuna teve o privilégio de fazer uma entrevista, na qual o professor Laban se deu ao prazer de narrar longamente, de forma particularmente fluída e original, o percurso político e intelectual de Viriato da Cruz, isto sem esquecer Luandino Vieira, a propósito de quem Michel Laban apresentou na Universidade de Paris IV, em 1979, uma tese sobre a sua obra.

Cláudio Fortuna não se esqueceu de ir esmiuçar no que toca a uma área da literatura que em Angola mais se parece com um deserto: a crítica literária. Podemos, assim, consultar abordagens diferenciadas de todos esses especialistas, por vezes em desacordo entre eles, sobre os “craques” da nossa literatura, desde Viriato, Agostinho Neto e Nito Alves até Ondjaki, passando por Uanhenga Xitu, Óscar Ribas, Rui Duarte de Carvalho, Manuel Rui Monteiro, José Luís Mendonça e outros.

Enfim, trata-se de uma mais-valia enquanto ferramenta preciosa de estudo da literatura africana de língua portuguesa e, como salientado no prefácio, uma excelente «salada de opiniões, bem mexida e melhor temperada, e por vezes picante nas entrelinhas».

Sobre o autor:

Cláudio Fortuna, é Antropólogo, Jornalista Independente, membro do conselho Nacional do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, co- autor do livro " Os Meandros das Manifestações em Angola.

Luanda, 26 de Fevereiro de 2015.