Lisboa - O corpo de acionista da Sociedade Mineira de Catoca Lda (SMC) está em vias de anunciar publicamente a indicação de um novo director-geral em substituição do gestor angolano  José Manuel Ganga Júnior que fora afastado, no passado dia 25 Fevereiro,    numa   reunião da  Assembleia Geral, realizada, em Luanda.

 Fonte: Club-k.net

Acionistas  indicam  novo Director-Geral 

A SMC  Lda. é uma Empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) LLV (China) e Odebrecht (Brasil).

 

Apesar do gestor   Ganga Júnior ter estado a frente da empresa por cerca de 20 anos, a Assembleia Geral  estabeleceu   que doravante, esta  sociedade mineira passe  a ter uma presidência  rotativa correspondente  a nacionalidade do corpo acionista.  Assim sendo, foi acordado que o futuro director geral a ser anunciado deverá ter nacionalidade russa.  Vai ser  também instituído  a figura do director-geral adjunto que deverá ser ocupada por um angolano.  

 

 De realçar que a Catoca é a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.

 

Além do kimberlito de Catoca, que explora na Lunda Sul, a Empresa tem participação maioritária em concessões como a do Luemba, Gango, Quitúbia, Luangue, Vulege, Tcháfua e Luaxe.