Lisboa – O  antigo  ministro do Urbanismo e Construção, José dos Santos da Silva Ferreira, terá declinado uma proposta destinada a torna-lo no próximo governador provincial da Huíla, em rendição do actual titular, João Marcelino Tyipinge.

 Fonte: Club-k.net

José da Silva Ferreira que é natural da província da Huíla, terá invocado razões de integridade para não aceitação do convite. De acordo com explicações, o entendimento que os seus interlocutores  retiveram do seu pensamento é de que tem fortes  ligações e  partilha  interesses económicos com alguns empresários daquela região, por isso julga que como futuro governador poderá mais tarde entrar numa situação de conflito de interesses, ou fricção, com os seus parceiros que o iriam incomodar constantemente para alegados favores traduzido em trafico de influencia.

O  ex-ministro prefere que seja nomeado para uma outra província que não seja a Huíla, a sua terra natal. Enquanto isso, o engenheiro José Ferreira permanecerá a prestar trabalhos para a Fundação José Eduardo dos Santos (FESA), onde está acomodado desde que deixou o executivo há 5 anos.

De realçar que esta não é a primeira que o nome de José Ferreira é citado em casos de integridade.  Quando foi nomeado pra substituir o general Higino Carneiro no ministério  das Obras Públicas e Urbanismo,  José Ferreira foi a dada altura pressionado  para afastar um grupo de directores e altos funcionários do sector que diria.

Face a sua recusa em aceitar pressões de fora, as autoridades afastaram-lhe do cargo nomeando um novo ministro, Fernando Alberto Soares da Fonseca. O seu substituto,  logo após tomar posse, a primeira medida que tomou foi ter exonerado os directores  que José Ferreira se recusava a demitir por pressão.