Lisboa - A Santoro, da empresária angolana Isabel dos Santos, propôs a fusão dos bancos portugueses BCP e BPI, em alternativa à Oferta Pública de Aquisição (OPA) apresentada pelo grupo espanhol do CaixaBank, da Catalunha. Atualmente, a Santoro detém 18,6% do BPI e o CaixaBank possui 44,1%.

Fonte: Visao

Com esta operação "estamos a devolver o sentimento da ambição ao sistema financeiro português. Enquanto a OPA anunciada por CaixaBank pressupõe uma integração ibérica, legítima à luz dos interesses de quem a faz mas afastada dos interesses do sistema financeiro português, a nossa proposta de fusão projecta um movimento de consolidação em Portugal" afirma o porta-voz de Isabel dos Santos, citado pelo Jornal Negócios.

"Estamos a propor uma fusão que potencia muito mais valor para as instituições em causa e para a economia portuguesa do que a OPA. O nosso objectivo é a criação do maior banco privado com sede em Portugal e que terá presenças de referência em Angola e Moçambique e, também, na Polónia", segundo o porta-voz de Isabel dos Santos, filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos.

A Santoro enviou na noite de segunda-feira (2) uma carta aos presidentes executivos do CaixaBank, Gonzalo Górtazar, BPI, Fernando Ulrich, e BCP, Nuno Amado, onde propõe a fusão entre o BPI e o BCP. A proposta foi divulgada pelos bancos portugueses no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).