Lisboa -  Reacenderam nas ultimas semanas, na petrolífera estatal Sonangol antigos rumores  que figuravam o Presidente do Conselho de Administração (PCA), Francisco de Lemos Maria como a entidade que estaria a afastar ou a incompatibilizar-se com correntes internas geralmente conotadas ao seu antecessor, Manuel Domingos Vicente, actual Vice- Presidente da República.

 Fonte: Club-k.net

Está a interferir na gestão da  Pesquisa e Produção

Depois de se ter desarmonizado  com o antigo administrador-executivo  Baptista Sumbe,  que deixou a petrolífera em finais de 2013, o actual PCA,  Lemos Maria é agora citado como estando a interferir directamente  na gestão de Bento Lourenço, um outro quadro da confiança de Manuel Vicente.

 

Bento Lourenço  é o Presidente da Comissão Executiva (PCE) da   Sonangol Pesquisa e Produção,  uma das   subsidiarias com a reputação de estar  minimamente   organizada no ponto de vista financeiro.   Embora com menor eco, já chegou a ser mencionado como perfilando na lista de potenciais sucessores de Lemos na liderança da Sonangol E.P.

 

A interferência que se atribui a  Lemos Maria na sua gestão   é reflectida  na movimentação  de quadros desta  subsidiaria (Pesquisa e Produção) para outras áreas e por sua vez “impondo” elementos da sua  própria confiança. 

 

Está percepção (de afastamentos e imposições de quadros) avolumou-se ainda  mais quando na passada sexta-feira, o PCA da Sonangol,  Lemos Maria convocou o PCE, Bento Lourenço, para lhe  comunicar que iria  exonerar o director financeiro  da   Sonangol Pesquisa e Produção.  Na segunda-feira (1), seguinte,  o PCA, nomeou  como director um quadro da sua confiança,  Divaldo Kienda Feijó Palhares  que no passado chefiou o departamento de contabilidade da Sonagás.

 

Emanuel Santos, o director demitido,  é um quadro em ascensao da petrolífera estatal. Fez parte do grupo de bolseiros que (ao lado de José de Lima Massano), o antigo PCA Manuel Vicente, despachou, no passado, para formação superior em Londres.  Era também visto como o  gestor  que o PCE, Bento Lourenço fazia gosto de o ver na sua sucessão, quando se reformasse  dentro de dois anos.  O mesmo encontra-se agora em casa.

Tema relacionado:

Lemos dificulta SONACI

Divergências internas precipitam saída de Baptista Sumbe