Luanda – Homossexualidade ou homossexualismo é a prática de actos sensuais entre indivíduos do mesmo sexo. E uma inversão sexual. Homossexual diz-se das pessoas que praticam entre si actos contra natureza. (Dicionário Pratico Ilustrado, Novo Dicionário enciclopédico Luso-Brasileiro Publicado sob a direcção de Jaime de Seguier, Edição actualizada e aumentada por José Lello e Edgar Lello, Lello & irmão – Editores, Porto, 1988).

Fonte: Club-k.net
Nas culturas bantu – existem varias culturas bantu, pois cada etnia, cada tribo, cada clã ou cada linhagem tem a sua cultura e a sua tradição própria – a homossexualidade eh proibida.
Quem pratica a homossexualidade comete um pecado mortal. Pessoas do mesmo sexo não se casam, não se beijam nem podem ter uma relacao intima. A simples palavra Homossexual é obscena.

O casamento só é feito por duas pessoas de sexos diferentes. Um casamento, nas culturas bantu, é heterosexual.

Um homossexual é comparável a um bruxo (ndoki, em língua kikongo). Numa sociedade bantu aponta-se um dedo a uma pessoa homossexual. O homossexualismo é um estigma. De igual modo, nas culturas bantu o acto sexual só ocorre entre pénis e vagina. Não pode haver acto sexo entre pénis e ânus ou entre uma língua e a vagina. É um pecado abominável.

Um acto sexual anal ou bocal é proibido. Um acto sexual só pode e deve ser feito entre o pénis e a vagina. Um homem que faz sexo com a sua esposa pelo ânus ou pela boca, se for descoberto, ou, se a cônjuge queixar-se junto da família (clã) dela, isto pode provocar o divórcio em caso de reincidência.

E uma mulher que pede ao seu marido de fazer um acto sexual pelo ânus ou pela boca, se é descoberta ou, se o marido queixar-se junto da sua família (clã), também pode criar problemas no lar entre as famílias (clãs) do marido e da esposa e na sua comunidade. Quem pratico actos sexuais anais ou bocais aproxima-se ao homossexualismo.

Homossexualismo, sexo anal e sexo bocal, ou memo pelo ouvido e pelas narinas são todos proibidos e considerados de pecados mortais nas culturas bantu.

Nas culturas bantu o maior objectivo de um matrimónio é a procriação. “O sompa kita, owuta i nluta” (Casar é um negócio cujos filhos são o lucro) – diz uma sabedoria kikongo. Nas culturas bantu um filho faz-se, ou produz-se através de actos sexuais. Um filho não se adopta, é um pecado. Também um filho não se produz em laboratórios. Os homossexuais não produzem filhos, adoptam-nos, o que contra natureza.

Também as culturas bantu proibem um homem disfarçar-se em mulher ou a mulher em homem. Um homem não usa roupa, calcados, postiços ou cabelo e jóias de mulher, não tranca cabelo, não se pinta e a mulher vestir-se de homem. Fazer gestos e usar uma linguagem que não eh própria ao seu sexo eh obsceno. O mimetismo sexual eh proibido para os bantu.