Portanto, o Windhoek Dialog, Iniciativa lançada em Março de 1996 em Windhoek, é uma espécie de Jornada de Concertação, entre Parlamentares Europeus afectos aos Partidos Populares Europeus (PPE) e Democratas Cristãos (CD) representados no Parlamento Europeu e seus similares em África.

Para o efeito, seguiu viagem á capital namibiana, o líder máximo do principal partido da Oposição em Angola, a União Nacional para a Independência Total de Angola UNITA, Isaías Samakuva.
Em Windhoek, aquele político angolano juntamente com os seus homólogos e parceiros africanos e europeus, reflectirão e trocarão experiências sobre questões candentes da vida sócio-política e económica do continente, numa iniciativa dos Partidos Populares e Democratas Cristãos representados no Parlamento Europeu, entre eles o Partido Popular, de Portugal bem como a CDU da Chanceler Federal alemã, Ângela Merkel, através da Fundação Konrad Adenauer afecta ao seu Partido.

A Cerimónia de abertura, que contou com representantes de mais de uma dezena de Partidos políticos africanos, destacando-se a RENAMO (Moçambique), Uganda, Nigéria, Zâmbia, Namíbia, da RDC e Togo teve lugar neste primeiro dia do mês trabalhista, Maio, e teve como principais protagonistas Isaías Samakuva, Presidente da UNITA nas vestes de Presidente da União dos Partidos Africanos para a Democracia e Desenvolvimento - UPADD bem como de Michael Gahler, vice- Presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP/EU, impulsionadora do Windhoek Dialog bem como da Dra. Elisabeth Pape, Embaixadaora da EU na Namíbia e do Dr. Anton Boesl, Representante da Fundação Konrad Adenauer na Namibia e Angola.

O evento que tem lugar no luxuoso Hotel Safari Court de Windhoek  decorrerá até ao dia 4 do mês em curso e conta com cobertura concorrida dos médias locais e não só.

O primeiro dia dos trabalhos teve como temática central o “Impacto das recentes eleições em África, com particular realce as regiões; Austral ao exemplo do Zimbabwe; Centro ao exemplo da República Democrática do Congo; bem como na parte Ocidental a Nigéria e a Oriental ao exemplo do Kenya”.

Todos os participantes foram unânimes a condenar aquilo que consideram como sendo “truques de Mugabe para se perpetuar no poder”, em alusão ao facto da não publicação até momento, dos resultados do último pleito eleitoral no Zimbabwe.

Igualmente nesta sexta-feira, o líder da UNITA tomou a palavra para informar aos seus colegas africanos do estado da política doméstica no seu país, tocando principalmente a questão que, no seu ponto de vista e de milhares de angolanos, poderá pôr em causa as Eleições em Angola, nomeadamente a “intolerância política e ao abuso dos recursos financeiros públicos para fins eleitorais do partido da situação em Angola”, o MPLA do Presidente José Eduardo dos Santos.

Samakuva, em jeito de protexto á Reunião de Lusaka sobre a crise no Zimbabwe, rematou: “Cabe a nós Oposição condenar aberta e explicitamente o que se passa no Zimbabwe, caso os estadistas da região não o façam, para se evitar que o mesmo se repita em Angola”.

Na mesma senda e óptica o parlamentar português pelo Partido Popular junto ao Parlamento Europeu, José Ribeiro e Castro, reconheceu serem, “…Extremamente importantes estas eleições em Angola, pois elas abrirão uma nova era para Angola e para os angolanos”.

A União dos Partidos Africanos para a Democracia e Desenvolvimento – UPADD, é constituída hoje por 25 Partidos políticos representando 24 países africanos.

O dia de hoje, 3 de Maio, está consagrado e reservado a discussão e a aprovação da Declaração final do fórum, que há 2 anos atrás teve como sede a capital angolana, Luanda. Igualmente para hoje, esta previsto uma Conferência de Imprensa concludente bem como um Banquete em honra dos ilustres parlamentares africanos presentes ao acto, a ser oferecido pelo Grupo dos PP e DD junto do Parlamento Europeu.

Para o lider da UNITA, nao querendo perder tempo, reunir-se-a com a Comunidade angolana residente na Namibia, num acto a ter lugar no Kalahari Center, no coracao da capital namibiana.

* Orlando Ferraz / Politólogo e Analista Político
Fonte: Club-k.net