Lisboa –  As autoridades angolanas estão em vias de inaugurar formalmente as  instalações do futuro  Consulado Geral de Angola na cidade de Guangzhou, República Popular da China.

Fonte: Club-k.net

Para o efeito, o Ministério das Relações Exteriores através do Despacho n.º 1715/15,  transferiu o diplomata  João Baptista da Costa dos Serviços Executivos Centrais deste Ministério para o cargo de Cônsul Geral do Posto Consular da República de Angola em Guangzhou.

 

João Baptista da Costa que ascendeu  à categoria de Embaixador da Carreira Diplomática, em 2012, estava anteriormente colocado como Director Geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, cargo do qual foi exonerado em Agosto do ano passado.

 

A cidade de Guangzhou é um dos destinos mais frequentes de cidadãos angolanos que viajam para aquele continente por motivos comerciais e estudos. Os angolanos ali residentes quando precisassem de assistência consular, era obrigados a deslocar-se para a região administrativa de Macau ou para a cidade de Hong Kong que sao mais próximas da sua área de residência.

 

Em Agosto de 2014, as autoridades angolanas teriam por ocasião da visita do Primeiro – ministro chinês, Li Keqiang, expressado o desejo da abertura de um estabelecimento cônsul, ao que foi de imediato aceite encontrando-se na fase final da sua concretização.

 

De acorod com o Wikipidia, Guangzhou, é a  capital e maior cidade da província de Guangdong. Localizada no sul do país, às margens do rio Zhu Jiang, e a cerca de 120 km ao norte de Hong Kong, a cidade é um importante centro portuário do país. Como uma das maiores cidades da China, possui o status de sub-província administrativa.

 

Com 12.780.800 habitantes (20101 ), a cidade figura como a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país.