Mbanza Congo - O Governo da Província do Zaire programou, para o próximo mês de Maio, a realização, em Mbanza Congo, de um encontro alargado dos quadros da região, destinado a acolher contribuições para o desenvolvimento da região.

Fonte: Angop

Governador do Zaire.jpg - 56.67 KBSegundo o governador José Joanes André, que anunciou esta intenção nesta sexta-feira, em Mbanza Congo, na abertura da 1ª reunião do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social, o encontro contará com a participação de quadros residentes na Província, no resto do país e no exterior, assim como convidados.

Disse que foi criada uma comissão multissectorial que começou já a trabalhar para a organização deste encontro que deverá decorrer de 21 a 25 de Maio do ano em curso com a participação de um universo de 200 quadros, independentemente da sua cor partidária, condição social e filiação religiosa.

“Com a aprovação recente do nosso plano de desenvolvimento da província para o período 2013/2017 pelo Conselho de Ministros, e do programa local de investimentos públicos revisto, referente a 2015, nós estamos em condições de realizarmos este encontro de quadros para que, com inteligência, audácia e contribuição dos nossos quadros, possamos diversificar a nossa economia”, frisou.

O governador reiterou o desejo de com quadros criativos e interessados em contribuir com ideias concretas ao plano de desenvolvimento desta parcela do país, longe daqueles que “somente servem de tradutores e de transmissores de mensagens enganosas”, por isso considerou a realização deste evento como um grande desafio.

“Nós queremos discutir e conversar com os nossos quadros da província do Zaire, na possibilidade até de haver aqueles que pretendam implementar projectos nos mais variados sectores da economia para gerar mais postos de trabalho”, enfatizou.

Situada na região noroeste de Angola, a Província do Zaire ocupa uma extensão territorial de 40 mil e 130 quilómetros quadrados e subdivide-se em seis municípios, nomeadamente, Mbanza Congo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Noqui. Conta actualmente com uma população de 567 mil e 225 habitantes, segundo dados preliminares do Censo/2014.