Luanda - Integra mensagem de boas vindas do deputado  Liberty Chiyaka, lida durante o Acto Central do 49 Aniversário da Fundação da UNITA, que decorreu este Domingo, dia 14 de Março de 2015. 

 

Sua Excelência Sr Presidente da UNITA

DR. Isaías Samakuva e Excelentíssima Esposa

Sua Excelência Sro Vice-Presidente da UNITA Engo Ernesto Joaquim Mulato

Sua Excelência Sro Secretário Geral da UNITA Engo Vitorino Nhany

Sua Excelência Sro Secretário Geral-Adjunto do Partido Dr Silvestre Gabriel Samy

Sua Excelência Sro Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA

Dr Raúl Danda

Distintos Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA

Ilustre Representante do Governo Provincial Sua Excelência Sro Vice-Governador Provincial Dr Guilherme Tuluca

Sua Excelência Sra Presidente Nacional da LIMA Dra Miraldina Olga Marcos Jaka Jamba

Sua Excelência Sro Secretário Geral da JURA Dr Aly Mango

Distintos membros da Direcção da UNITA

Caros Secretários Provinciais da UNITA e delegações Provinciais;

Digníssimos Representantes de Partidos Políticos com assento parlamentar,

Ilustres convidados,

Sua Magestade o Rei Ekuikui-V do Bailundo

Respeitáveis Autoridades Religiosas e Tradicionais, Membros e militantes consequentes da UNITA, Compatriotas e povo do Huambo!

Em nome todos membros, amigos e simpatizantes da UNITA no Huambo, aceitem as nossas saudações fraternais e patrióticas: KALUNGUI! KALUNGUI!!! Sejam todos bem vindos à Cidade do Huambo!

Excelências!

É uma grande honra receber grandiosas e respeitabilíssimas personalidades do nosso Projecto Comum de diferentes espaços sociológicos e culturais e de diferentes gerações de combatentes pela liberdade desde o lendário General José Samuel Chiwale, ao lendário diplomata Ernesto Joaquim Mulato, dos lendários Generais Antonino Chiyulo e Vituzi Lumai à guerreira mamã Catarina Ululi Savimbi; dos antigos combatentes como o mais velho Vincente Vihemba, ao mais jovem dos Secretários Provinciais, o Secretário Provincial de Cabinda o aguerrido Estêvao Neto, etc.

Excelências!

A vossa presença é um enorme incentivo motivacional para os desafios futuros! Sejam bem vindos e sintam- se à vontade.

Bem aventurados os militantes consequentes da UNITA porque vossa é a gloria da Democracia, da Liberdade, da Justiça e da Dignidade.

Excelência Sro Presidente; Ilustres convidados e membros da Direcção da UNITA, compatriotas!

Nós temos um sonho: Nós temos o sonho de construir um Estado de liberdade e independência total para os homens e para a Pátria-mãe.

Nós temos um sonho: construir um Estado Democrático assegurado pelo voto do povo através de vários Partidos Políticos e cultura de eleições livres, justas, transparentes, competitivas, imparciais e credíveis.

Nós temos um sonho: Construir um Estado verdadeiramente independente e soberano que coloca o angolano em primeiro lugar, o angolano em segundo lugar, o angolano em terceiro lugar, o angolano sempre no centro da governação.

Nós temos um sonho: Construir um Estado de igualdade de todos os filhos da Pátria-mãe Angola, sem discriminação, sem exclusão, sem hegemonismo de grupos e sem intolerância política.

Nós temos um sonho: Construir um Estado social, dialogante, unido, reconciliado, de solidariedade e justiça social e económica, desenvolvido e moderno, livre do medo, livre da pobreza, livre da corrupção e livre do analfabetismo que na busca de soluções económicas e sociais priorize o campo para beneficiar a cidade.

Este sonho de liberdade, democracia, dignidade e justiça social e económica idealizado pelos conjurados do movimento do 13 de Março de 1966, é o mesmo que nos congrega aqui; mas, atenção e muita atenção!!!

Nós não reunimos esta multidão para continuar a sonhar! Nós reunimos esta multidão para reafirmar a nossa vontade e determinação de transformar os nossos sonhos em realidade em 2017, por isso, é que dizemos 2017 é 2017! Ou ganhamos ou vencemos!

Nós reunimos esta multidão para dizer que a partir de hoje, agora e deste lugar o Huambo é a Capital Política da Mudança e, da Cidade Alta do Huambo, parte a caravana da mudança com destino ao Palácio da Cidade Alta em Luanda! É caso para dizer: Cidade Alta do Huambo? – Ponto de Partida, Palácio da Cidade Alta em Luanda? – Ponto de Chegada.

Minhas Senhoras e Meus Senhores! Esta não é uma mera coincidência! Está é a vontade de Deus! Esta é a vontade do povo! E a vontade do povo é a vontade de Deus!

Senhoras e Senhores!

Nós reunimos esta multidão para dizer à África e ao Mundo que a hora da mudança chegou, o ápito da alvorada soou!

Excelência Sr Presidente, distintos convidados e compatriotas;

Como filhos do Huambo somos herdeiros da bravura de Mutu-Ya-Kevela e Numa-II, da dignidade de

Ekuikui-II, da perspicácia de Katiavala e Wambu- Kalunga; como filhos do Huambo somos herdeiros da determinação e inteligência de Mário Vasco Miguel Kanhali Vatuva, da perseverança de Moisés Chilembo, da dedicação e simplicidade de Mateus Forma Frederico, da coragem de Tembi-Tembi, Chendovava, Samussinda, Samanjolo, Consagrado, Relâmpago, etc.

Estamos certos que os nossos heróis e mártires nos inspiram maior devoção e dedicação à causa pela qual partiram e com a graça de Deus a nossa Pátria se realize una, democrática e inclusiva. Angola tem e terá de pertencer a todos os seus filhos. Angola não se pode permitir consumir pela corrupção, pela vingança, pelo ódio, pela violência e pela intolerância! O tempo da intolerância acabou!

Senhor Presidente, distintos membros da Direcção da UNITA, ilustres convidados!

Em nome todos membros, amigos e simpatizantes da UNITA no Huambo, estamos aqui para reafirmar que uma geração de angolanos comprometida com os ideais de Jonas Malheiro Savimbi, Álvaro Holden Roberto e António Agostinho Neto diz não à corrupção, não às desigualdades sociais e não à subjugação.

Estamos aqui de braços abertos desejando-vos boa estadia, sobretudo, para responder ao chamamento da Pátria: resgatar a dignidade das pessoas.

A UNITA tem o dever e a obrigação de devolver a esperança e construir agora o futuro de confiança e segurança para todos os angolanos.

Começa hoje, aqui e agora a contagem regressiva para a mudança política. “Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera”. Chegou a hora da mudança! A nossa hora? Chegou. O tempo das fraudes eleitorais? Acabou! Para vitória? Estamos prontos! Para a derrota? Nem pensar!

Huambo, 14 de Março de 2015

O SECRETARIADO PROVINCIAL DA UNITA NO HUAMBO

MUITO OBRIGADO