Luanda -  Pelo menos em Luanda é difícil nos últimos dias encontrar uma agência da Western Union ou Money Gram em funcionamento. Para quem procura serviços de transferência de dinheiro nestas agencias não encontra solução porque ou é informado que não há sistema ou que estes serviços já não estão disponíveis e estão a espera de ordens superiores.

Fonte: Club-k.net

As burlas e sobre-facturações em Angola

Moeda.jpg - 57.63 KBDesta vez o regime liderado pelo ditador José Eduardo Dos Santos conseguiu bloquear os serviços normais destas agências para introduzir no mercado Angolano as novas agencias consideradas como empreendimentos cem por cento Angolano. A pergunta que se coloca é: Quem são estes angolanos e qual é a proveniência das suas riquezas?

Estes angolanos lenhem um líder em frente, o senhor  José Eduardo Dos Santos, no poder desde 1975 e que em 2008 e 2012 surpreendeu os angolanos com um novo golpe que o permitiu esforçar a sua estadia ou continuação no poder por meio de uma lei que permite o voto automático ao cabeça de lista do partido vencedor das eleições legislativas. O líder responsável pela intolerância política, nepotismo, neocolonialismo e corrupção em Angola. O rei da máfia Angolana, o comandante em chefe de um grupo de assassinos; José Eduardo Dos Santos.

Segundo as informações no site www.goo-transfer.com a Goo Transfer é fruto da iniciativa e visão de um grupo de jovens empresários com o objectivo de prestar serviço de transferência de dinheiro em Angola. Mas quem são estes jovens e qual a origem das suas riquezas até tornarem-se empresários? A Goo transfer esta’ nesta altura a prestar serviços de transferência de dinheiro a partir de Luanda e em três agencias.

 

 Olhando para a sua tabela de comissões é difícil entender como a Goo Transfer vai cumprir com uma das suas missões que é prestar um serviço de excelência no sector das transferências de dinheiro, praticando preços competitivos. Esta’ mais que claro que a única missão que esta instituição poderá’ cumprir com sucesso é a de gerar valor para os acionistas e proporcionar o retorno do capital (Return on Investment- ROI) investido de forma adequada bem como a constituição de lucros. Não podemos aceitar que os serviços destas agencias são de excelência porque não há concorrentes e porque o sistema não permite a existência de concorrentes. As outras agencias que prestavam o mesmo serviço foram bloqueadas.

 

Após compararmos os valores de comissão contactamos um dos funcionários que por sinal tinha um sotaque que parecia ser Português e não Angolano. Mas foi surpresa porque no site diz-se que a instituição é 100% Angolana então porque não emprega os quadros Angolanos? Mas este não é o assunto da agenda.

 

 Vamos ao que nos interessa. Após ter conversado com o funcionário percebi que para além dos valores afixados na tabela de comissão existe um câmbio do dia cuja taxa depende imensamente das agências. Por exemplo quem pretender enviar de 400 001 AOA à 500 000 AOA para os Estados Unidos da América, segunda a tabela de comissões este terá que pagar mais 24 000AOA. Isto é tão enganoso porque o cliente fica descansado pensando que para além dos 24 000 AOA não existe mais nenhuma comissão. Portanto neste exemplo um individuo terá que preparar 524 000 AOA para enviar 500 000 AOA para os EUA e segundo o câmbio da agência (Goo Transfer), no local de destino (segundo o exemplo EUA) o beneficiário apenas terá disponível na sua conta USD 3754.648.

 

Segundo o site de conversão de moedas estrangeira www.xe.com 500 000 AOA equivale a 4670.81 USD. Numa conversão lógica e justa sem extorquir ninguém o beneficiário citado no exemplo acima deveria receber 4670.81 USD ao em vez de 3754.648 USD.

Isto mostra claramente um roubo de 916.162 USD a um pacato cidadão nos olhos de um estado que se diz democrático. Segundo ainda o site de conversão de moedas estrangeiras www.xe.com 24 000 AOA (valor da comissão para enviar 500 000 AOA para os EUA) equivale a 224.199 USD que somado aos 916.162 um cidadão ao todo é roubado ou burlado 1140,361 USD nos olhos dos agentes da lei.

 

Por sua vez a senhora Maria que fez uma transferência há dois dias, disse que se fosse explicada sobre estas taxas antes ela não faria a transferência porque isto é roubo autentico. A Sra. Maria procurou os serviços de transferência de dinheiro junto a Real Transfer no Aeroporto 4 de Fevereiro e esta enviou 400 000 AOA para a sua filha nos EUA. A senhora explicou que teve que pagar 21 000 AOA como comissão ou custo de transferência e no destino a sua filha apenas recebeu 3150 USD! Ainda segundo o câmbio do dia (11/03/2015) no site de conversão de moedas estrangeira www.xe.com 400 000 AOA equivalem a 3736.66 USD. Isto quer dizer que num câmbio justo efectuado por pessoas de boa fé, a filha da senhora Maria deveria receber 3736.66 USD e não 3150 USD calculado mediante o cambio de pessoas de mau coração, sem fé nem piedade e que apenas olham no lucro. Isto bem calculado a Sra. Maria foi burlada 586,66 USD para além da comissão de 21 000 AOA. O valor da comissão (21 000 AOA) convertido em USD segundo no site www.xe.com equivale a 196.174 USD que somado aos 586,66 USD nos diz que a Sra. Maria ao todo foi burlada 782.834 USD!

 

Esta’ aqui claro um roubo autentico cujos responsáveis são protegidos por uma quadrilha que pratica uma ditadura rija, a ditadura da pedra. Este grupo de burladores só tem um único líder  pai da corrupção em Angola, JES. 

Por sua vez os bancos em Luanda exigem uma factura de um hospital, clínica ou instituição escolar para fazer transferência de valores. E’ normal e justo provar a proveniência de rendimentos de um individuo  mas não é normal provar junto das instituições bancárias como e aonde vamos gastar o nosso dinheiro. Isto acontece nos países comunistas e seria mais fácil até JES tirar a mascara que usa para enganar o mundo que somos democráticos. JES tem que assumir que e’ comunista e assim ficamos mais tranquilos.

Enquanto que países como Cuba fazem enormes reforços para saírem de sistemas de ditadura rija, Os dirigentes Angolanos apostam numa continua humilhação e micro gestão do seu povo. O Dr. Jonas Malheiro Savimbi disse num dos seus discursos que não devemos regressar ao tempo do Colono em que um cidadão tinha que pedir uma guia para se deslocar do Bié para Benguela e caso o administrador no Bié não for com a cara do cidadão esta guia não é emitida e o cidadão não vai para Benguela. O MPLA continua com o mesmo sistema que os colonos portugueses e não se entende porque razão este lutou contra aqueles que um dia ocuparam o território nacional de Angola durante cinco séculos.

 

E’ nesta altura que aqueles que saquearam os cofres dos estado no caso BNA e aqueles que arruinaram o BESA aproveitam a por a circular os dinheiros roubados no estado a partir de agencias cem por cento Angolano. Como não era possível fazer isso nas agencias como Western Union e Money Gram então o melhor foi bloquea-las e abrir empreendimentos cem por cento Angolano que prestam os mesmos serviços. Não estou contra grupos de jovens empresários mas e’ importante que cada um de nos justifique a proveniência das suas riquezas para conseguirmos entender como e’ feita a gestão do erário publico.

Que deus Abençoe Angola e os Angolanos honestos.

Sabalo Kaquarta