Cabinda - Integra da Intervenção da Governadora da Província de Cabinda, Aldina Matilde Barros Da Lomba, durante a Cerimonia de Abertura da Conferencia Provincial Sobre a Imigração Ilegal.

Fonte: GPC

Senhor Eusébio Domingos de Almeida e Costa, Delegado Provincial do Ministerio do Interior e Comandante da Policia Nacional em Cabinda!

Senhores Administradores Municipais!

Senhores Representantes das Comunidades Estrangeiras!

Distintos Lideres Religiosos, Estimados Regedores Sobas e Coordenadores de Bairros !

Minhas Senhoras! Meus Senhores!

Quero em primeiro lugar agradecer a presença de todos a esta conferência Provincial, sobre a Imigração ilegal; por duas razoes muito sugeneres.

A primeira e que de certeza serviu de fundamento quer para a escolha do grupo alvo aqui presente quer para a definição do lema proposto “O Cidadão e o Combate a Imigração Ilegal”.

A segunda razão está indubitavelmente ligado ao facto dos promotores desta iniciativa, prontamente abraçada pelo governo da Província de Cabinda,, compreenderem que o fenómeno emigração ilegal não poderá ser controlado sem a conjugação de esforços. Esforços da Policia Nacional, Esforços das Administrações Municipais, Autoridades Tradicionais, Coordenadores dos Bairros, Lideres Juvenis e Religiosos em suma esforços dos membros da sociedade civil, sem esquecermos os próprios representantes das Comunidades estrangeiras que residem em Angola e na nossa Província particularmente.

Pelo facto felicitamos a iniciativa e desde já encorajamos os prelectores a abordarem com profundidade os temas a que foram convidados a dissertar.Longe de princípios discriminatórios e xenofobia. Afinal o fenómeno imigração que quer dizer movimentações ou deslocações, de grupos humanos, sempre esteve relacionado com a evolução do próprio homem enquanto ser social.

Senhores Representantes da Comunidade Estrangeira!

Senhores Administradores Municipais!

Distintas Autoridades Tradicionais!

Esta Conferencia, tem dentre outros os seguintes Objectivos:

Diminuir o fluxo de emigrantes ilegais que se regista um pouco por todo o pais.

Garantir que hábitos e costumes alheios ou contrários aos nossos não sejam trazidos e implantados no seio das nossas comunidades.

Assegurar que a estabilidade económica que o pais vive e o actual crescimento económico, sejam mantidos e sempre em beneficio dos Angolanos.

Minhas Senhoras! Meus Senhores!

O quadro da Imigração Ilegal em Cabinda é preocupante e de forma célere, está a se tornar alarmante.

Basta olhar para os seguintes números; Em 2011 foram expulsos de Cabinda para os paises de origem, Catorze Mil e Setecentos e Onze estrangeiros.

Em 2014 este numero subiu para vinte e três Mil Oitocentos e Doze.

É urgente a traçarmos uma estratégia conjunta para se controlar a imigração ilegal, devendo ser localizados e identificados os estrangeiros ilegais que se instalam um pouco por toda a Provincia, promovendo praticas delinquentes como roubos, furtos, crimes violentos, trafico e drogas, branqueamento de capitais, falsificação de moeda, e de documentos prostituição etç

A província de Cabinda, devido a sua situação geográfica, a alerta feita pelo Presidente da Republica Engenheiro José Eduardo Dos Santos “ Temos de controlar a invasão silenciosa ao nosso pais de imigrantes ilegais”

A imigração ilegal que mas nos preocupa é a dos Cidadãos da RDC, pelos seus modos operandis , pois que estes cidadãos tentam implantar­se no seio da população, impõem os seus usos e costumes, a sua língua e a todo custo tentam fraudulentamente adquirir a nacionalidade Angolana, dai todos sermos chamados a desmantelar a rede de auxiliadores a emigração ilegale de falsificadores de documentos.

Os mercados informais são controlados por estrangeiros ilegais, que para alem de comercializarem ilegalmente, emolumentos ao Estado Angolano e estão na base da degradação dos nossos usos e costumes. al ilegal que mais nos preocupa 

Minhas Senhoras!

Meus Senhores!

Se por um lado os resultados do Censo Geral da População, permitiram conhecer quantos somos, onde estamos e como vivemos, dados ha muito esperados.

Não é menos verdade que os objectivos do Plano Nacional de Desenvolvimento, só poderão ser alcançados, se existir rigor na formulação da Politica Nacional da População e Politica Nacional de Ordenamento e Desenvolvimento do Território.

É esta a orientação do Chefe do executivo Sua Excelência o Presidente da Republica Engenheiro José Eduardo Dos Santos, baixada a quando da sua Mensagem sobre o Estado da nação em Outubro do ano passado.

Termino Apelando os presentes no sentido de colaborarem com os órgãos competentes na identificação e denúncia dos emigrantes ilegais.

Aos prelectores espero que aproveitem esta sublime ocasião para esclarecerem as Autoridades tradicionais, Coordenadores dos Bairros e até a muitos dos jovens aqui presentes, as diferenças substancias, entre os múltiplos conceitos como emigração, emigração ilegal, e emigração clandestina. Só desta forma este desiderato conseguira distinguir uma prática da outra.

Com estas palavras declaro aberta a Conferencia Provincial Sobre a imigração Ilegal.

Muito obrigado.