Luanda - O Conselho de Coordenação Estratégica de Luanda reuniu-se hoje, quarta-feira, no Palácio Presidencial, sob orientação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, para apreciar a situação do "Plano Director Geral Metropolitano de Luanda", cuja conclusão está prevista para Julho.

Fonte: Angop

Segundo uma Nota de Imprensa da Casa Civil do Presidente da República, o conselho tomou também conhecimento do relatório do Gabinete Técnico de Coordenação e Acompanhamento dos Projectos da Cidade de Luanda, referente ao período de Setembro a Dezembro de 2014.

O relatório referencia o conjunto de acções levadas a cabo no âmbito dos projectos estruturantes em curso na província de Luanda, dentre os quais se destacam os projectos das vias de acesso ao novo Aeroporto Internacional de Luanda, o projecto de Protecção e Estabilização das encostas da Boavista e Sambizanga, assim como o relacionado com as vias de circulação e mobilidade urbana na zona de Empreendimento Gika.

O Conselho de Coordenação Estratégica de Luanda debruçou-se, em particular, sobre a manutenção das estradas quer no domínio do Programa Estratégico de Reabilitação e Manutenção das Ruas Secundárias e Terciárias, quer no domínio do Programa de Propostas Prioritárias Estruturantes no Sistema Viário de Luanda, envolvendo a limpeza dos dispositivos de drenagem, manutenção da sinalização e dos dispositivos de segurança, manutenção da integridade física do pavimento e manutenção da iluminação pública.

O órgão tomou ainda conhecimento da problemática do novo centro da cidade de Luanda, situado na área da Chicala/Quinanga, que se inscreve na requalificação e ordenamento da cidade capital.

Durante o encontro, o Conselho Estratégico de Luanda foi informado sobre o estado de compatibilização entre os diferentes projectos que envolvem a nova marginal da Corimba, a Avenida Dr. António Agostinho Neto, a Marina de Luanda, localizado na zona da Chicala, a Ilha de Luanda e a Avenida Marginal 4 de Fevereiro.

A nova Marginal da Corimba fará a ligação rodoviária pela zona costeira, entre a zona Sul de Luanda e a Avenida Marginal 4 de Fevereiro, permitindo a melhoria do fluxo viário entre o centro da cidade e o Sul da província de Luanda.

O conselho tomou também conhecimento da evolução do projecto de requalificação da Ilha de Luanda.