Cabinda - Trinta milhões de dólares é o montante previsto para a remoção do navio Salles Panamá que, a 16 de Maio de 2014, afundou na bacia de manobras da ponte cais do Porto de Cabinda, proveniente de Ponta-Negra com 150 contentores de cargas diversas.

Fonte: Angop

Em conferência de imprensa realizada, quarta-feira, em Cabimnda, Nazareth Neto, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Porto de Cabinda, disse que para a operação estão já acauteladas os pormenores técnicos que visam a remoção do navio e alguns contentores que ainda se encontram no local.

“O armador do Navio Salles, de origem Grega, confirmou que uma asseguradora internacional assumiu todas as despesas relacionadas com a remoção do navio afundado e também alguns contentores que não foram salvos durante o incidente”, esclareceu.

Nesta operação, está envolvida a empresa alemã Koole, que já colocou na bacia de manobras da ponte cais local, um rebocador e uma plataforma (barges) com uma grua de grande tonelagem com 16 técnicos alemães que preparam tecnicamente a zona com vista a permitir uma operação de sucesso sem riscos.

“Temos já esses meios técnicos no local e também 16 técnicos, incluindo submarinos, que fazem os trabalhos de estudos e marcação da zona, e dentro de mais 10 dias chegará o resto das barges (plataformas com gruas) e rebocadores para o inicio exacto dos trabalhos de corte do navio e posterior remoção”, disse.

Avançou que para o êxito da operação, que se prolongará até Junho próximo, estarão também envolvidos instituições do Estado (Capitania do Porto de Cabinda, Porto de Cabinda, Secretaria Provincial do Ambiente, Marinha de Guerra, Polícia Nacional e Serviços de Bombeiros e Protecção Civil).

O envolvimento do Ministério do Ambiente, prosseguiu o PCA, visa sobretudo prevenir eventuais derrames durante os trabalhos, uma vez o navio conta ainda com alguns resíduos - óleos, gasóleos - evitando assim poluição na zona.

Recorde-se que o Navio Salles, de médio porte, trazia do Porto de Ponta-Negra (Congo Brazaville) 150 contentores de carga diversa. Devido a uma avaria, a água começou a transbordar no seu interior.