Benguela - As vítimas das chuvas no Lobito não querem solidariedade em jeito de esmolas, mas sim, medidas concretas e definitivas, assim como querem ver os culpados responsabilizados e penalizados. Interessante e realista o discurso do dia 18 de Março do ano em curso de Isaac dos Anjos, governador de Benguela, sobre esta matéria. 
   
Fonte: Jornal Chela Press
Frequentemente, um acontecimento com a dimensão do que assistimos nos dias 11 e 12 de Março de 2015 no Lobito, revela aspectos da vida colectiva que, apesar de importantes, permanecem submersos na consciência dos cidadãos e na opinião pública.

A tragédia que se abateu sobre a periferia do Lobito é um desses acontecimentos. Através dele revelaram-se, entre outras, as questões da legitimidade das lutas sociais-greves e manifestações, da influência dos interesses financeiros, do papel do Estado nos conflitos sociais e da construção social da perigosidade de certos grupos sociais.

A vontade da população do Lobito de lutar pelos seus interesses, despontada com a tragédia do Lobito surpreendeu Angola e o mundo.  E, promete sair à rua, manifestar-se contra  o administrador municipal,  pedindo a sua exoneração imediata.

Uma semana depois de constatada a tragédia o poder político permanece sem estratégia e organização, e envereda pelos caminhos dos paliativos e diversões.

Todavia, a linha divisória entre duas Angolas, tem de ser urgentemente apagada e, os políticos e governantes terão que se render ao apelo de uma geração de angolanos de Angola que clamam por competência, criatividade e inovação. Soluções pioneiras de engenharia social e novos modelos de condução política, facilmente serão aplicados em toda extensão territorial.

Angola, com aproximadamente 24 milhões de habitantes, está a transformar-se num laboratório político. Este é o momento certo, porque nos últimos 14 anos, nunca os angolanos de Angola, estiveram tão disponíveis para aceitar mudanças. Mesmo que ousadas. Angola dispõe de alternativas ao pessimismo. A grandeza demográfica e territorial de Angola privilegiam oportunidades económicas e ambições políticas. É um poço de oportunidades.

A crise actual toca num aspecto da nossa vida que, aparentemente, nada tem a ver com ela: o sentimento de identidade. Até agora as populações vivem recolhidas em si próprias, protegendo-se contra os embates de um poder instituído há mais de 38 anos, representado pelo MPLA, que não pára de humilhar, agredir e invadir os angolanos de Angola.

Apesar das perdas, aqui e alí, de soberania humana e material, o ganho de uma nova consciência nacional contra o poder político instituído, no decorrer da tragédia, sentido como largamente positivo pelo povo de Benguela e em particular do Lobito.

O Lobito foi abalado pela calamidade, para além da irresponsabilidade, da insensibilidade e da ignorância de Amaro Segunda, administrador do município do Lobito em primeira instância, do governo da província de Benguela e do governo central e suas políticas derrotistas.

Porém, a ameaça total que pesa sobre as vidas dos angolanos de Angola, sobre as suas famílias, sobre o emprego, sobre a educação, sobre a saúde, para não falar no espectro da falência do Estado angolano, obriga os angolanos de Angola a descobrir o caminho das greves e das manifestações. Ser angolano não protege.

Onde estava José Eduardo dos Santos, presidente da República de Angola aquando do acontecimento trágico no Lobito? Perante tal acontecimento, onde morreram dezenas e dezenas de cidadãos, muitos desaparecidos e centenas de desalojados, não trouxe pessoalmente a sua solidariedade, porquê? Não discursou a Nação, porquê? Pela tragédia perfeitamente evitável, não responsabilizou nem apontou o dedo a ninguém, porquê? O contrário seria um gesto nobre e de um chefe de Estado.

O que está a chegar à Benguela como ajuda de solidariedade pelas mãos da AJAPRAZ, Bento Kangamba, Bento Bento e tantos outros, como consequência da tragédia, é tudo mentira. É uma autêntica palhaçada. Eles só estão a dar o que já receberam e vão voltar a receber. É do povo angolano, não deles. Estão a fazer campanha do MPLA. Estão a fazer aproveitamento político a favor do MPLA.

Tudo vai acabar nos próximos dois a quatro meses para começar tudo novamente. Tudo vai voltar a posição inicial, desta feita, com as populações em tendas (sem divisórias) escondidas e esquecidas nas reservas indígenas criadas a 25 km do centro do Lobito, longe dos seus habitats de origem, dos seus familiares e mercado de trabalho. Certamente teremos novamente os morros ocupados como se nada tivesse antes acontecido. Porque não as centralidades?

Decretar dois dias de tolerância de ponto para os vinculados ao Estado nas cidades de Lobito e Benguela para limpeza das instituições do Estado no Lobito e outros espaços inundados, é uma autêntica falta de sensatez. A isso chama-se exploração, aproveitamento do sentimento de solidariedade, do medo e da ignorância da sociedade.

Por favor, não chamem a isso solidariedade. Com o dinheiro do Fundo Soberano, aproveitem para “brilhar nas pequeninas” mobilizar pagando os desempregados que polulam por aí e que são aos milhares, para fazerem serviços, que afinal querem de borla.