Luanda - Uma vez que a vossa noticia sobre o CAT foi divulgada nas redes sociais e muitos pais interessados em conhecer a realidade das escolas em Luanda gostaria que publicassem a carta abaixo:

Fonte: Club-k.net

Caríssimos encarregados de educação do CAT

Depois de ler a vossa carta publicada no clube K , dois pais desse mesmo colégio tem a acrescentar que algumas das vossa criticas são legitimas.

 

Penso que as falhas mais graves aqui apresentadas prendem-se com facto de o colégio ser muito recente e acredito que com tempo e ajuda de toda a comunidade educativa se irão resolver.

 

O que é certo é que eu e outros pais que conheço e que já experimentaram outras escolas, nomeadamente a Escola Portuguesa, estão bastante satisfeitos e os nossos filhos estão felizes e entusiasmados com a nova escola.

 

Se o percurso escolar dos vossos filhos tivesse passado pela Escola Portuguesa de Luanda como passaram os meus filhos, não estariam tão insatisfeitos com esta escola e o seu diretor, pelo menos este é educado e mostra interesse em resolver as questões que lhe são expostas pelos pais. Na EPL, o sr diretor parece ser uma pessoa muito mal formada unicamente preocupado em aumentar o número de alunos para fazer dinheiro (30 por turma em salas minúsculas pelo que sei). Intitula-se o Dono da Escola como dizia a minha mais nova . Chamam cantina a um minibar e facilmente se vê um amontoado de crianças em filas que chegam a durar horas para poderem almoçar uma refeição cara, mal servida e sem qualidade. Se a senhora diretora não saísse diariamente à mesma hora como eu a vi várias vezes e fosse almoçar ao minibar saberia do que estou a falar. Os Wcs das crianças estão constantemente sujos e fechados durante os intervalos. O meu filho queixava-se que só podia ir ao WC depois dos intervalos. Os meninos estão sujeitos a bulling e a sra. diretora não faz nada para combater essa situação. A sra. diretora não recebe os encarregados de educação nem os alunos e remete tudo para as suas ajudantes que não apresentam solução para os problemas. Os próprios professores (diretores de turma) parecem formatados para apresentarem sempre as mesmas respostas: a culpa não é da escola, os meninos tem de cumprir as regras e os pais não ajudam. Quando há um caso mais grave encaminham-nos para a direção que não nos recebe e quando o faz, não apresenta soluções.

 

A indisciplina é um facto cada vez mais preocupante naquela escola. Os meninos são largados pelas carrinhas escolares no parque de estacionamento da escola e obrigados a passar entre carros que entram e saem a toda a hora sem a mínima vigilância. Os srs. diretores resolveram fechar a entrada secundária que existia para as crianças acederem ao pavilhão das aulas sem ter que passar por ente os carros. Isto tudo por causa de um cartão electrónico que não está em funcionamento mas que fica bem dizer que tem e certamente alguém beneficiou com isto mas de certeza que não foram os alunos. O sr diretor, que está constantemente sentado no seu carro a fumar logo de manhazinha poderia ser útil e ajudar as crianças a chegar às salas de aula em segurança. Falam do diretor do CAT mas este não dá maus exemplos à frente dos alunos, violando as normas constantes no regulamento interno. Alguns conhecidos meus podem entrar com o carro e estaciona-lo no parque e levar os filhos às salas. Mas não é para todos!! Quando lhes pergunto como conseguem, sorriem e dizem que é preciso ter os conhecimentos certos. Querem maior injustiça. Não me falem em presunção e arrogância porque nisso a Escola Portuguesa tem para dar e vender.

 

Poderia continuar a falar desta instituição mas creio que chega para que percebam que parece estarmos bem servidos e que o CAT tem tudo para ser uma das melhores escolas de Luanda.

 

Até breve

Amigo e E.E.