Luanda  - É importante que os protagonistas da história contem-na. Mas que o façam de forma responsável de modos a contribuir para o fortalecimento da paz e da democracia, visando a verdadeira reconciliação Nacional. Porém, o teatro que temos assistido, isto é, a propaganda barata que os Órgãos de comunicação social públicos tem passado relativamente a suposta batalha do Cuito Cuanavale onde oficiais das Ex – FAPLA são apresentados a omitir sobre a verdadeira história da misteriosa Batalha, visa confundir a opinião pública Nacional e Internacional e baralhar as mentes dos jovens sobre o verdadeiro sentido da história. Peço por isso aos caros leitores sobretudo jovens, investiguem mais; procurem o contraditório para que não sejam enganados permanentemente.

Fonte: Club-k.net

Ora Vejamos; se na verdade os 5 supostos batalhões da UNITA que o Oficial das Extintas FAPLA fez menção numa entrevista a TPA, afirmando que desapareceram todos nesta tal batalha, se fossem verdade não seria o tapete vermelho para se chegar a JAMBA (Bastião de Resistência da UNITA) num curto espaço de tempo?

Será que se fosse verdade, seria necessário prepararem mais o frustrado, por eles denominado Último Assalto que em outras palavras significa ultima tentativa, que visava atingir a JAMBA e acabar com a UNITA?

Na verdade mesmo sob o comando dos Russos e Cubanos com todo o seu arsenal bélico, as FAPLA nunca se atreveram a pisar nas terras livres de Angola, só para não falar da JAMBA. Falo com propriedade; os que lá chegaram foi na condição de Capturados de Guerra. Excepto agora em tempo de paz. Também os seus aviões não tinham capacidade de acertar o alvo, não por causa das nuvens como referiu um Oficial das Ex-FAPLA numa entrevista a TPA, mas sim porque sobrevoavam muito acima isto é, muito longe com medo de serem abatidos.

O que assistimos é a inversão da realidade dos factos históricos. Podeis falar do Exercito Sul-africano do Apartheid como quiserdes. Porem, falar das FALA sem propriedade, constitui um insulto a memória daqueles que lançaram as bases para a construção do Estado Democrático e de Direito. As FALA, foram um dos melhores exércitos de África bem treinados e desempenharam o seu papel com brio e venceram, porque as causas por elas defendidas triunfaram. Como Prova: a instauração em Angola do multipartidarismo que foi uma das maiores e exclusivas conquistas das FALA, com o seu Auto Comandante a testa, O Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Presidente Fundador da UNITA.

Estaria de acordo se ao falar-se da batalha do Cuito Cuanavale se estivesse a Aglutinar as várias batalhas travadas pelas FALA (Forças Armadas de Libertação de Angola) Então exército Militar da UNITA, nas Nascentes de Chambinga, do Lomba, do Cuzumbia, etc. Contra os invasores Russos e Cubanos aliados as Ex-FAPLA, então exército militar do MPLA, na tentativa de atingirem a JAMBA para aniquilar a UNITA. Sonho que nunca se realizou.

Caso contrário devíamos todos preocuparmo-nos com o futuro deste país que está a ser mal governado, ao invés de levantarem fantasmas de Batalhas não Vencidas.

“Agostinho Kamuango”