Ndalatando - Os participantes ao XXV Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Saúde, realizado de 22 a 24 do corrente mês, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, recomendaram mais esforço no sentido de se assegurar a organização e melhoria da gestão do sector, visando garantir um serviço público de saúde de qualidade.

Fonte: Angop

Segundo o comunicado final apresentando durante a sessão de encerramento, os participantes ao evento recomendaram ainda o ajustamento das despesas aos fundos disponíveis para financiar o sistema, com a implementação de medidas estruturais, envolvendo a organização dos serviços por níveis de atenção, tendo em conta a redução dos recursos financeiros, originada pela baixa do preço do petróleo.

Recomendaram também a redefinição das acções prioritárias a serem desenvolvidas harmonizando-as com a alocação de fundos, avaliando a disponibilidade das fontes e alternativas de financiamentos, o tipo e o custo dos serviços necessários, sem contudo, afectar o acesso e a qualidade dos serviços a prestar as populações, particularmente, nas áreas de imunização e atendimento pediátrico e obstétrico.

Os participantes manifestaram igualmente preocupação com a prevalência e incidência, incluindo as formas resistentes da tuberculose no país, tendo pois, advogado mecanismos que assegurem o funcionamento de unidades sanitárias com capacidades de resposta para este desiderato.

Foi ainda preconizado que ao lado de cada unidade de tratamento de vih/sida exista outra de diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Segundo o comunicado final, o evento orientado pelo Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, constituiu uma oportunidade para consolidar o plano de acção para a prossecução dos objectivos e metas fixadas para o sector da saúde à luz do OGE revisto para o ano de 2015.

Durante três dias, os participantes analisaram os planos de acção para 2015 dos órgãos executivos centrais e de apoio, dos programas de saúde pública e de assistência hospitalar de referência nacional à luz do Programa Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012/2025 e do OGE revisto, para 2015.

Balancearam também os 40 anos do serviço nacional de saúde, tendo ainda se debruçado sobre os novos instrumentos orientadores dos actos inspectivos da saúde, da situação das carreiras e dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, a par da situação da tuberculose no país.

O evento decorreu sob o lema: “40 anos de independência, 40 anos de Serviço Nacional da Saúde”, tendo como sub-tema “Melhor gestão para garantir a sustentabilidade do serviço nacional da saúde”, tendo reunido responsáveis do sector da saúde de nível central e das 18 províncias do país.

Directores nacionais do ministério, representantes do Sistema das Nações Unidas e de agências de cooperação bilateral participaram igualmente do evento.