Luanda - O antigo ministro da construção,  Fernando Alberto Lemos Soares da Fonseca,  foi esta semana acomodado como director-geral  da  Empresa de Serviços e Sondagem de Angola (ESSA), uma subsidiária da Sonangol EP que tem a finalidade de garantir a formação professional nas áreas de protecção individual e colectiva aos trabalhadores da indústria petrolífera.

Fonte: Club-k.net

Fernando Fonseca, formado em engenharia de construção civil,   é um  quadro antigo da petrolífera estatal. Ele    desempenhou   de funções de Director Adjunto da SONIL até a data em  que entrou para o executivo como ministro.

 

Após ter sido afastado e na condição de desempregado,  este antigo governante teria, em meados de 2013,  movido  influencia junto do Vice- Presidente da República, Manuel Vicente,  para que o ajudasse com uma colocação na Sonangol.

 

Criada em 1995, a ESSA,  a subsidiária da qual, Fernando Fonseca  é agora o DG,  é constituída pelas áreas comercial, formação, logística, finanças e contabilidade. A actividade quotidiana da n empresa consiste na venda do produto comercial de treino, tendo como principais clientes o Grupo Sonangol e as empresas operadoras e de suporte do sector petrolífero em Angola.