Joanesburgo - Semelhante ao processo angolano realizado em Setembro de 2008, a África do Sul teve também as suas falhas. Os partidos políticos da oposição em algumas províncias queixaram-se sobre a  falta de boletins de voto  nas mesas da  votação. Ngwenya Steve , o responsavel da Comissão eleitoral Independente província de  Mpumalanga,  disse a media que  não esperavam pela enorme afluência de leitores. Foram abertas em Mpumalanga,   cerca de 1376 Assembleia de votos. De acordo com o IEC, a falta de boletim deveu-se ao dia de anterior as eleições, aberto  para o chamado “voto especial”, exercido por idosos, deficientes, soldados/policias que iriam  trabalhar na quarta feira.

 

 Fiscais do ANC aconselharam as velhas a escolherem  “o partido que sempre votaram”

 

 

Situação idêntica foi verificada  na  província de Gauteng (Joanesburgo e Pretória). A comissão eleitoral independente (IEC, na lingua inglesa) reconheceu ter  enfrentando escassez de boletim em várias partes da província. A Aliança Democrática reagiu, em comunicado na tarde do mesmo dia, acusando  o IEC de “ incompetência devido a uma aparente incapacidade de fornecer um número suficiente de boletins correspondente ao  número de eleitores inscritos em cada distrito.”

No processo eleitoral angolano, isto é na Assembleia de Voto 04.05.088, situada na zona da Dona Amália  não estavam a utilizar os cadernos eleitorais e os fiscais  anotavam,  num bloco o nome e número dos eleitores. Por volta das 13h00 do dia 5 de Setembro já não havia  boletins de voto.

No Kwazulo natal registou-se escassez de tinta. Cerca de 15 pessoas, dentre as quais a eleitora Phyllis Dlamini tiveram que esperar por mais de 30 minutos por falta de tinta na Assembleia de voto da "Mzinkazi School" na aldeia do líder do IFP Mangosuthu Buthelezi.

Outra semelhança ao processo ao angolano, foi a acusação feita a agentes conotados ao ANC que em algumas localidades aconselharam as velhas a escolherem  “o partido que sempre votaram”. A 5 de Setembro em Luanda, um delegado da mesa  diante a administração da Maianga foi   visto a induzir mais velhos “analfabetos” a votarem  no “partido do coração” .


Propaganda a boca da Urna

Contrariamente a lei angola que impede o eleitores de fazerem propaganda proximo a urna. O caso da África do Sul é diferente. No lado, oposto a estrada onde havia a Assembleia de voto da escola primaria de Waverly, dois cidadão montaram uma tenda em que se podia ter acesso a auto colantes e crachás de um partido. Um dos jovens que acompanhou Nelson Mandela a ir votou, usava uma camisola propagando o ANC.

O Arcebispo Desmond Tutu teve, a saída da urna,  um discurso  que desensentiva a quem escolhe “o partido que votaram sempre”.

"Nos primeiros anos da nossa liberdade, a maior parte das pessoas votavam no ANC. Para muitas pessoas já não se trata de algo decidido de antemão", declarou Tutu 

"Agora me sinto bem, mas não é como nas eleições anteriores", acrescentou  Tutu, depois de votar na Cidade do Cabo.

Velha de 135 anos diz ter votado em Mandela

Na província  de Limpopo,  uma idosa, Moloko Temo que  este ano completa 135 anos foi qualificada para exercer o voto no dia da votação especial, devido à sua idade. Temo esta cega a mais de 50 anos e que  acredita-se ser a pessoa  mais velha do mundo.

A “velha” foi transportada ate a Assembleia de voto através de uma cadeira de roda tendo se mostrado muito alegre sobretudo com as brincadeiras feitas pelos funcionários e dos agentes do IEC. Verificaram o seu cartão de eleitor e em seguida, procedeu o processo de votação.  Como ela não vi, um oficial do  IEC  teve de apoia-la perguntando a que  partido político pretendia votar e ela respondeu “Mandela”.

A idosa colocou então os dois boletins de voto dentro da urna e disse: "Amém". . Isso aconteceu em plena vista do agentes dos  partidos que fiscalizavam o processo.

A velha Moloko Temo,  nasceu a 4 de julho 1874. Oficialmente, em termos de registros no Guinness, a pessoa mais velha do mundo é Edna Parker,  uma cidadão dos E.U.A  que tem 114 anos de idade. Mas outra descoberta foi feita na Ásia Central,  Cazaquistão,  identificou uma cidadão Sakhan Dosova que tem  130.  Ela nasceu em 27 de março 1879, o que faz dela quatro anos mais jovem do que a sul África Moloko Temo.

Fonte: Club-k.net